No sul do Amazonas, pescadores participam de formação sobre o manejo sustentável do pirarucu

  agosto 7, 2023

Capacitação de pescadores promove o fortalecimento da cadeia do gigante amazônico, na Resex Médio Purus (AM)

Cerca de 168 pescadores participaram de uma formação sobre boas práticas do manejo do pirarucu, na Reserva Extrativista Médio Purus, no sul do Amazonas, entre os dias 30 de junho a 27 de julho, com foco na produção sustentável deste gigante peixe amazônico.

As ações formativas aos pescadores envolveram a contagem do pirarucu em lagos de manejo do pirarucu dentro da Reserva Extrativista Médio Purus e contaram também com regularização documental dos extrativistas, como a emissão do emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Carteira do Produtor Primário (CPP), e Cartão do Manejador (CM), mecanismos importantes para o acesso a políticas públicas, como o Crédito Rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Para o morador da comunidade Vila Acimá, liderança e coordenador do setor 7 de manejo do Pirarucu na região, Antônio José, a capacitação representou algo muito importante para os pescadores locais. “ A capacitação foi uma coisa inédita para nós, pescadores. Ter um certificado que comprove a nossa formação, pois é a partir daí que começamos a ser legalmente um contador de pirarucu, além do fortalecimento de outras espécies dos lagos de manejo”, diz.

“O manejo do pirarucu é realizado em lagos de várzea em diversa etapas, que precisam ser seguidas, a contagem é uma delas, pois, é através desta técnica que é determinada a quantidade de pirarucus nos lagos manejados, e com base nestas informações, que é determinada a cota de pesca do ano seguinte, além de servir como base para se avaliar anualmente se o estoque está crescendo ou diminuindo”, conta Raimundo Falcão, coordenador de campo no Instituto Desenvolver (ID).

As oficinas das atividades formativas envolveram ao todo 35 comunidades da região, com foco também no fortalecimento dos trabalhos de organização coletiva das comunidades da região, com a compreensão de que é melhor cuidar da área preservada, ao invés de destruir para depois recuperar. 

A formação ministrada pelo Instituto Desenvolver e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) de Lábrea e as aulas práticas pelos pescadores experientes e capacitados da associação  Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (ATAMP)- integra as atividades do projeto Liga da Floresta, que conta com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), dentro do Legado Integrado da Região Amazônica (LIRA), um arranjo entre o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IEPÊ), a Fundação Gordon and Betty Moore, o Fundo Amazônia (FAM) e uma rede de parceiros como: o Instituto de Desenvolvimento Humano, Social Ambiental (Instituto Desenvolver) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).