Canutama - Lideranças comunitárias e conselheiros de Unidade de Conservação participam de treinamento em legislação ambiental

Entre os dias 13 e 15 de julho, lideranças comunitárias da Reserva Extrativista (Resex) e Floresta estadual de Canutama e conselheiros da Floresta Nacional (Flona) Balata-Tufari participaram de um treinamento em Sistema Nacional de Unidades de ...

Entre os dias 13 e 15 de julho, lideranças comunitárias da Reserva Extrativista (Resex) e Floresta estadual de Canutama e conselheiros da Floresta Nacional (Flona) Balata-Tufari participaram de um treinamento em Sistema Nacional de Unidades de Conservação, no município de Canutama, que fica às margens do rio Purus no sul do Amazonas.

A atividade, que faz parte da agenda do projeto Fortis BR 319, liderado pelo IEB tendo como principais parceiros locais a CPT (Prelazia de Lábrea) e o Instituto Pacto Amazônico (Humaitá/AM), ocorreu logo em seguida a reunião ordinária do Conselho Consultivo da Flona Balata-Tufari, agregando a participação de lideranças das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, RESEX de Canutama e Floresta Estadual de Canutama, com o apoio e a parceria da equipe local do CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservação).

A bióloga do Museu Emílio Goeldi/PA e consultora do IEB Regina Oliveira, se utilizando de recursos áudio visuais, jogos e outras dinâmicas, tornou compreensível o conteúdo denso do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ela também apresentou vários exemplos de manejo de recursos naturais como o pirarucu, quelônios e produtos florestais não madeireiros. Já o servidor do Serviço Florestal Brasileiro de Porto Velho/RO, Moisés Vieira, explicou e exemplificou na prática a lei de concessão de florestas e as regras do Manejo Florestal Comunitário. No final da atividade as lideranças das UCs estaduais se reuniram para agendar as assembléias de fundação das associações, que deve ocorrer no mês de setembro, contando com o apoio do IEB e das organizações parcerias. No horizonte dos conselheiros da Flona, a realização de intercâmbios e mais treinamento em legislação deverá acontecer ainda este ano. Na avaliação geral dos presentes a atividade foi produtiva.

Também estiveram presentes técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM/Canutama), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canutama, a Colônia dos Pescadores, o Sindicado dos Trabalhadores Rurais (STTRC), a Associação dos Pequenos Moveleiros de Canutama (APESEMOC) e a Associação das Mulheres Indígenas do Médio Purus (AMIMP).







Comentários