Curso abordará agricultura de base ecológica e familiar

A capacitação será destinada a região Sul do Pará

O Instituto Internacional de Educação do Brasil-IEB, em parceria com o Instituto Federal de Educação do Pará/IFPA-Campus Castanhal e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançaram no dia 12 de março, o Edital de Seleção do Curso de Formação em agriculturas de base ecológica e em políticas públicas destinadas ao desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar em São Félix do Xingu. O Curso será realizado no âmbito do Projeto Pacto Municipal para a Redução do Desmatamento, coordenado pelo MMA e pretende capacitar técnicos, lideranças e agricultores familiares da região. As inscrições vão até o dia 23 de março.

O curso irá discutir com os participantes conceitos que permitam analisar os sistemas de produção sob uma perspectiva integral dos agroecossistemas e as inter-relações entre seus subsistemas, incluindo elementos da ética socioambiental e de base agroecológica, além de apresentar ferramentas metodológicas para delinear, avaliar e investigar agroecossistemas, tendo como pressuposto a sua sustentabilidade, o curso também tem como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre os mecanismos de aplicação das principais políticas públicas disponíveis para o fortalecimento da agricultura familiar, com enfoque agroecológico.

O público esperado é de 30 pessoas, dentre Técnicos extensionistas de nível médio e superior, lideranças locais das associações, assentamentos rurais, cooperativas, unidades de conservação e organizações sociais da agricultura familiar, Agricultores familiares que possuam interesse em participar e que possam ser animadores das atividades dos cursos nas comunidades rurais de onde são oriundos e Educandos de escolas técnicas rurais que possuam interesse e disponibilidade de atuarem como multiplicadores nas comunidades rurais da região.

Requisitos

O edital exige que o candidato seja oriundo de Instituições de Assessoria Técnica que atuam com agricultores familiares na região Sul do Pará, preferencialmente em São Felix do Xingu e micro região, atue em ações de desenvolvimento rural, diretamente com os agricultores familiares, tenha disposição em realizar a multiplicação das atividades desenvolvidas no Curso nas comunidades rurais onde trabalha, mora e/ou reside e seja educando do Curso Técnico profissionalizante nos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Para se candidatar é necessário enviar até o dia 23 de março a Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso, além de currículo. A divulgação do resultado da seleção acontece no dia 28 de março de 2014.

Acesse o edital e a ficha de inscrição localizados nessa página. Os candidatos devem  encaminhar seus formulários preenchidos para o e- mail: formar-agroecologia@iieb.org.br








Comentários