Dia Nacional do Livro: Mil Folhas do IEB divulga segunda obra de seu acervo

Após pouco mais de um mês de seu lançamento, novo selo já possui duas obras publicadas sobre temas socioambientais

Na Semana Nacional do Livro, que tem como data oficial de celebração o dia 29 de outubro, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) tem motivos de sobra para comemorar. Há pouco mais de um mês do lançamento de seu novo editorial Mil Folhas, focado em publicações com temas socioambientais, o Instituto lança e divulga sua segunda obra: A Diversidade Cabe na Unidade? Áreas Protegidas do Brasil. O lançamento aconteceu no último dia 22 de outubro e reuniu cerca de 150 pessoas no Café Objeto Encontrado, em Brasília, Distrito Federal, entre convidados e colaboradores da coletânea que reúne ideias de 37 autores de todo o Brasil sobre as unidades de conservação nacionais.

De acordo com Ana Paula Prates, idealizadora juntamente com a bióloga brasiliense Nurit Bensusan, o livro agrupa diversos estudos de caso, divididos por capítulos, sobre as áreas protegidas responsáveis pela conservação da biodiversidade brasileira. “Apesar de ser mais focado na área técnica, o livro também é destinado para o público em geral que tem interesse em entender a questão da biodiversidade no Brasil”, afirma a doutora em ecologia social e psicossociologia. Ana Paula conta, também, que a parceria com o IEB, através do selo editorial Mil Folhas, é sensacional e promissora para o futuro de publicações na área socioambiental. “A gente tem muito o que fazer daqui em diante. Demos apenas o primeiro passo”, enfatiza a parceira de longa data do IEB.

Mil Folhas

Segundo Camila de Castro, gerente institucional do IEB, há 15 anos o Instituto têm fomentado e lançado através de diversas parcerias, obras sobre temas socioambientais, fato que nutriu a vontade de criação de um selo único. “O Mil Folhas é a realização de um sonho de muitos anos que só agora conseguimos concretizar e que nasceu com o objetivo de incentivarmos, reunirmos e divulgarmos pensadores voltados à questão socioambiental, muitos deles já antigos parceiros do IEB que conhecem o trabalho que desenvolvemos na área socioambiental, alimentando processos de transformação nas comunidades e nos lugares onde atuamos”, explica Camila. A gerente revela, ainda, que o momento, agora, é de consolidação de um conselho editorial e que é possível que publicações passadas do acervo do IEB, que já soma cerca de 50 obras lançadas, venham a ser reeditadas com o novo selo, caso exista uma nova demanda tanto para o mercado de vendas, como para a linha voltada à doação. “A maioria do nosso material está disponibilizado para downloads gratuitos. Além disso, temos muitos exemplares impressos que distribuímos conforme a demanda que recebemos e através dos eventos de capacitação e treinamentos que realizamos”, ressalta.

O novo livro A Diversidade Cabe na Unidade? Áreas Protegidas do Brasil, assim como o primeiro lançamento do Mil Folhas do IEB Os Novos Desafios da Política Ambiental Brasileira, podem ser adquiridos através da livraria virtual do Instituto, através do endereço eletrônico livraria.iieb.org.br. Já as publicações e livros gratuitos estão disponíveis para download no próprio site do IEB (iieb.org.br), através da seção “Publicações”.

Mais informações IEB/Mil Folhas:

(61) 3248-7449

iieb@iieb.org.br

Assessoria de Imprensa e Comunicação:

Fernanda Fernandes

fee.fernandes@hotmail.com

gulyascomunicacao@gmail.com

(61) 9151-3933 / 3536-9487







Comentários