Edital de contratação

Edital para a contratação de assistente de projeto

EDITAL PARA CONTRATAÇÃO ASSISTENTE DE PROJETO

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação civilbrasileira sem fins econômicos, voltada para a capacitação e formação de pessoas ligadas à conservação ambiental, tendo como eixos a formação técnica, institucional e política. Os programas e projetos da instituição atendem a um público diverso de atores sociais envolvidos com a sustentabilidade em suas diversas interfaces, dentre os quais estão comunidades extrativistas, assentados, pequenos produtores rurais, populações indígenas, profissionais e estudantes da área ambiental.

As ações do IEB estão estruturadas em programas e projetos executados pelo IEB Brasília, IEB Belém e IEB Sulam (Sul do Amazonas). Esses projetos gravitam em torno de três eixos temáticos. São eles: (i) apoio à pesquisa, formação e capacitação; (ii) fortalecimento institucional; e (iii) manejo de recursos naturais e gestão territorial. De forma transversal aos projetos são realizadas ações de sistematização e disseminação de conhecimento, acompanhamento de processos relacionados às políticas públicas e algumas ações de prestação de serviços, consideradas estratégicas para o alcance dos objetivos dos programas e projetos do Instituto. Com sede em Brasília (DF), o IEB possui também escritórios regionais instalados em Belém (PA), Humaitá, Lábrea, Manicoré e Boca do Acre (AM).

Desde sua fundação, o IEB executa ações de Apoio à pesquisa, Formação e Capacitação técnica, acadêmica e profissional de pessoas que atuam em projetos de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Esses projetos apóiam estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação, bem como acadêmicos e pesquisadores no desenvolvimento de seus estudos e pesquisas em áreas afins à conservação da biodiversidade nos diversos biomas brasileiros. Esta linha também contempla projetos de apoio à formação e capacitação de lideranças comunitárias.

Os projetos do IEB voltados ao Fortalecimento Institucional visam aprimorar a participação de organizações na governança sócio-ambiental, por meio do fortalecimento de suas estruturas gerenciais e sócio-políticas e sua capacidade de diálogo e negociação. Nesta linha, os projetos buscam desenvolver a base social com legitimidade, transparência e credibilidade, fortalecendo a governança e a ação conjunta das organizações da sociedade civil. O objetivo final é a autonomia e o aumento da capacidade de oferecer serviços de qualidade e de promover processos de mudança social.

Na linha de Manejo de Recursos Naturais e Gestão Territorial, os projetos executados pelo IEB têm por objetivo promover a inclusão socioambiental das populações em zonas de ocupação da Amazônia por meio da gestão territorial e da adoção de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais, visando à redução do ritmo de devastação ambiental. A população beneficiária dos projetos nesta linha de ação é composta, principalmente, de pequenos produtores familiares, colonos migrantes, famílias ribeirinhas e comunidades indígenas.

Com o objetivo de qualificar gestores públicos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), além de lideranças indígenas, para atuarem diretamente com os processos de implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), o IEB está iniciando a implementação de um projeto com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore, que prevê: i) o desenvolvimento de um Programa Piloto de Formação Continuada dos gestores governamentais e indígenas; e ii) a produção de subsídios voltados à formação de agentes ambientais indígenas e ao fortalecimento de centros indígenas de produção de conhecimentos para a gestão territorial e ambiental

Objetivo

Contratação de um profissional com experiência comprovada em atividades administrativas de gestão de projetos e em organização de logística de eventos e atividades em campo, com disponibilidade para viagens na Amazônia.

Descrição das atividades

  • Secretariar e organizar a documentação das atividades do projeto Programa Piloto de Formação Continuada para a PNGATI;
  • Apoiar as atividades da coordenação e assessoria de projetos;
  • Organizar a logística dos cursos e atividades de campo.

  Qualificações Profissionais

  • Nível médio (desejável superior) em administração ou áreas afins;
  • Experiência com projetos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e desejável experiência com povos indígenas;
  • Boa escrita;
  • Conhecimentos e familiaridade com Windows, Internet e redes sociais;
  • Disponibilidade para viagens para Amazônia;
  • Perfil proativo, dinâmico e colaborativo;
  • Facilidade de relacionamento e trabalho em equipe.

 Localidade do Trabalho

Brasília, DF com viagens para as localidades onde o IEB atua.

Remuneração

Enviar pretensão salarial

Supervisão

A supervisão direta da execução dos serviços previstos nesta contratação será de responsabilidade de Cloude Correia e Andreia Bavaresco, Coordenadores de Projetos do IEB.
Processo de Seleção

 1ª Etapa

1)    Currículo;

2)    Carta de Apresentação com pretensão salarial.
 

2ª Etapa

3)    Entrevista (apenas os candidatos selecionados)

Prazo para envio de Currículo e Carta de Apresentação: até 14 de dezembro de 2012. 

Enviar para: Camila de Castro, Gerente de Recursos Humanos
camila@iieb.org.br - C/c andreia@iieb.org.br, marcela@iieb.org.br

 

 







Comentários