Edital seleciona para Formação em Manejo Florestal Comunitário

Segunda edição do curso Formar Florestal tem inscrições abertas até o dia 30 de novembro. Acesse o edital.

Jovens e adultos têm do dia 15 de outubro a  30 de novembro para se inscrever no Curso de Formação de lideranças em Manejo Florestal Comunitário. A capacitação é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, e tem como objetivo formar lideranças em conhecimentos sobre os aspectos técnicos, organizacionais, políticos e culturais, fortalecendo o Manejo Florestal Comunitário e Familiar e a Governança Florestal no Pará.

O Curso terá a duração de seis meses e será realizado com base na Alternância Pedagógica, onde os tempos e espaços de formação comunidade-escola serão alternados, visando uma problematização da realidade e reflexão a partir dos conhecimentos técnicos-científicos aprendidos durante a realização das etapas de formação. Serão cinco Encontros Formativos, divididos em cinco eixos temáticos, são eles: Noções básicas sobre Governança Florestal, com enfoque em território; Aspectos técnicos do Manejo Florestal Comunitário; Organizações sociais e impactos socioambientais : Comunicação como ativismo socioambiental, Gestão de empreendimentos comunitários e solidários e Dialogando sobre Políticas públicas, desenvolvimento sustentável e Governança Florestal.

Serão selecionadas 25 lideranças (jovens e adultos), residentes em localidades rurais nos municípios dos territórios da BR163 e Transamazônica no Estado do Pará. Para participar, o candidato precisa ter atuação em comunidades tradicionais e agricultores familiares, localizados em Unidades de Conservação, Assentamentos da reforma Agrária e áreas em processo de regularização fundiária e/ou atuação na implementação de planos de manejo florestal. O edital também prevê a participação de candidatos que possuam vínculo direto com organizações comunitárias e experiência de atuação nas Redes de Formação dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2014, através do e-mail formar-florestal@iieb.org.brou por correspondência. A documentação necessária consiste em Ficha de Inscrição e Carta de apresentação da organização na qual o candidato faz parte, contendo sua liberação para participar de todas as etapas do curso. O resultado final será divulgado até o dia 15 de dezembro de 2014 e o início do curso será realizado em janeiro de 2015. 

Para mais informações acesse o edital







Comentários