Encontro Anual dos Parceiros do Consórcio PIB

O Encontro realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2009 teve como objetivos efetuar um balanço das atividades do revisar o modelo conceitual e o marco lógico, visando a definição do sistema de monitoramento de performance e avaliação do Consórcio.

Realizou-se em Brasília, no Hotel Planalto Bittar, entre os dias 12 e 14 de agosto de 2009, o Encontro Anual dos Parceiros do Consórcio PIB (Paisagens Indígenas Brasil) do Programa de Meio Ambiente da USAID do Brasil. O Encontro foi facilitado por Elise Dalmaso (Quarks Desenvolvimento de Pessoas) e congregou membros das equipes técnicos das cinco organizações parceiras do Consórcio: TNC, COIAB, CIR, IEB e IEPÉ; reunindo cerca de 15 pessoas. O Encontro teve como objetivos: efetuar um balanço das atividades do Consórcio ao longo do ano fiscal 2008/9; revisar o modelo conceitual e o marco lógico, visando a definição do sistema de monitoramento de performance e avaliação do Consórcio; pactuar compromissos e divisão de trabalho em torno do emprego das ferramentas de sistematização e organização dos dados e informações; possibilitar maior integração entre os parceiros do Consórcio e suas respectivas equipes técnicas; definir os passos imediatos para a relatoria e para o planejamento do próximo ano fiscal; e discutir a perspectiva de uma avaliação estratégica do Consórcio.

A agenda do encontro incluiu desde uma revisão do histórico do Consórcio, da sua forma de gestão e das atividades desempenhadas pelos parceiros no ano fiscal findo; passando por trabalhos em grupo visando a repactuação do modelo conceitual e do marco lógico do projeto, o que levou a uma reformulação dos resultados esperados; até uma revisão dos indicadores do Programa de Meio Ambiente da USAID do Brasil e a discussão de um conjunto de ferramentas para a sistematização paulatina de informações e dados para alimentá-los. Também houve espaço para a TNC apresentar as metodologias e os indicadores de conservação efetiva que ela emprega: a cadeia de resultados e o VMT. O Encontro se encerrou com a definição de um cronograma de atividades para nortear a elaboração do relatório anual do atual ano fiscal e do plano de trabalho para o próximo, com atribuição de responsabilidades e tarefas. Malgrado o encontro não ter atingido todos os objetivos de modo completo, segundo salientaram alguns participantes na avaliação final, ele representou, nas palavras do seu Program Manager, Fernando Bittencourt (TNC), a reunião de “refundação do Consórcio“ – o que testemunha a importância da mesma na (re)definição dos rumos da iniciativa, que hoje reúne cinco parceiros.







Comentários