Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas

O evento será realizado na cidade de Lábrea, sul do estado do Amazonas, distante 850 Km da capital Manaus.

Entre os dias 09 e 11 de novembro de 2011 acontece o Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas. O evento será realizado na cidade de Lábrea, sul do estado do Amazonas, distante 850 Km da capital Manaus, com apoio da Fundação Gordon e Betty Moore.

O principal objetivo do encontro é debater os problemas e desafios enfrentados pelas lideranças comunitárias do sul do Amazonas para fazer a gestão das Reservas Extrativistas (Resex) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Os extrativistas pretendem escrever um documento, que será encaminhado ao Ministério do Ambiente (MMA) contendo avaliação, sugestões e propostas melhorar a gestão dos territórios (Resex e RDS).

Este documento será encaminhado à Comissão Interministerial formada para tratar desses assuntos no âmbito do governo federal. A agenda do Encontro está sendo elaborada de modo a gerar subsídios para este documento.

Liderado pelo Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), com apoio do IEB, mais de 50 lideranças comunitárias deverão participar do encontro representando os conselhos gestores de quatro Reservas Extrativistas, três Florestas Nacionais, além de convidados das UCs Estaduais da região.

Esta não é a primeira discussão sobre a revisão do processo de gestão das Unidades de Conservação. Este tema já foi debatido no Grande Encontro de Parintins, em abril de 2011 e continuada durante I Chamado da Floresta, na Ilha do Marajó, em agosto deste mesmo ano.

Na ocasião, será lançado o Memorial da luta pela reserva extrativista do Médio Purus em Lábrea. A publicação, de autoria coletiva da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Médio Purus (Atamp), organizada pelo IEB, é um registro da mobilização social, organização comunitária e conquista de cidadania na Amazônia.


Lábrea

Hoje com 40 mil habitantes, a cidade tem como principais atividades econômicas o comércio, o serviço público, a pesca, a agricultura e o extrativismo. Lábrea está incluído na lista do MMA dos municípios que mais desmatam a Amazônia. Até 2011 era o único município do Amazonas incluído nessa lista, o que implica no corte de financiamentos públicos para atividades que degradam a floresta, em especial a pecuária de corte.

Serviço

O que: Encontro dos Conselheiros Extrativistas do Sul do Amazonas
Quando: 09 a 11 de novembro
Onde: Lábrea, sul do Amazonas
Quem participa: Lideranças comunitárias da região
Mais informações: imprensa@iieb.org.br







Comentários