Encontro marca criação da Associação Comunitária da Resex de Canutama

O dia 10 de setembro de 2011 será uma data importante para a história dos moradores da Reserva Extrativista (Resex) de Canutama, município localizado no sul do estado do Amazonas.

O dia 10 de setembro de 2011 será uma data importante para a história dos moradores da Reserva Extrativista (Resex) de Canutama, município localizado no sul do estado do Amazonas. Neste dia acontecerá a I Assembléia Eletiva para a formação da Associação da Resex, e contará com a participação de lideranças e entidades envolvidas no processo de organização social das comunidades ribeirinhas do município.

A atividade será realizada na comunidade do Carmo, no interior da Resex. Ao final dos trabalhos acontecerá um torneio de futebol, atividade de integração que agitará o domingo.

Criada em março de 2009, a Resex estadual de Canutama tem 197.986 mil hectares. Desde então várias organizações parceiras vem realizando um trabalho de apoio á organização social das comunidades. Isso ocorre com base na mobilização das comunidades, cursos de capacitação, de formação de lideranças e treinamentos específicos em associativismo.

Participam dessa caminhada diversas organizações locais: CPT, CEUC, secretarias municipais de meio ambiente e produção e IDAM, entre outras. O IEB vem apoiando o fortalecimento institucional dessa rede de parceiros e das próprias comunidades ribeirinhas.

A criação de uma nova associação representativa dos moradores/as da Resex é um ponto culminante deste longo trabalho. Um papel fundamental nesse processo foi o da comissão de lideranças das unidades de conservação estaduais que foram responsáveis pelo trabalho de organização formal da nova associação. O evento, neste sentido, é de grande importância na vida comunitária da região e motivo de esperança e orgulho para todos.

Localizado à margem esquerda do rio Purus, Canutama fica a 7.500 km fluviais da capital Manaus e conta com uma população de 13,8 mil habitantes (IBGE/2010), em uma área de quase 30 mil km². Além das duas Unidades de Conservação (UC) Estaduais (Resex e Flota), o município também possui as UCs federais Flona Balata Tufari, Parque Nacional Mapinguari e a UC municipal “reserva do Jamanduá”, além das terras indígenas Banawá e Juma.

Também habitam o território municipal as etnias indígenas Paumari, Banawá e Apurinã, residindo na cidade e em áreas não reconhecidas do interior. Já o povo Juma sofreu um covarde genocídio na década de 1960, sendo que sua terra encontra-se desabitada. A Funai também estuda vestígios de índios isolados no interior de Canutama.

O município é um dos seis beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS), implementado pelo IEB e que tem como uma de suas estratégias o fortalecimento da gestão pública municipal e aumentar a efetividade das políticas públicas estaduais e federais.

PROGRAMAÇÃO

Sexta, dia 09 de setembro
Chegada dos participantes

Sábado dia 10 de setembro

7h30min – 8h: Cadastramento dos participantes
8h30min – 9h10min: Regras para a aprovação do Estatuto Social da Associação e escolha de uma Comissão eleitoral
9h40min – 12h: Leitura e Apreciação do Estatuto Social (minuta)
12h – 13h30min: Almoço
13h30min – 14h45min: Aprovação das Novas Propostas ao Estatuto
14h45min – 15h: Exposição das regras para funcionamento da Eleição
15h – 15h20min: Inscrição e Anúncio das Chapas
15h20min – 15h45min: Reunião da Comissão Eleitoral e com as Chapas
15h45min – 16h10min: Apresentação das Chapas e Reunião e organização dos Trabalhos da Comissão Eleitoral
16h10min – 17h: Votação
17h – 17h45min: Apuração e Resultado e pronunciamento das chapas
18h: Encerramento
Confraternização

Domingo, 11 de setembro:

Torneio de futebol







Comentários