Equipe de comunicação vai a campo no Pará

Com a finalidade de aprofundar os trabalhos e aprimorar os materiais institucionais da organização, a equipe de comunicação do IEB realiza uma série de visitas aos escritórios regionais e programas realizados pela ...

Com a finalidade de aprofundar os trabalhos e aprimorar os materiais institucionais da organização, a equipe de comunicação do IEB realiza uma série de visitas aos escritórios regionais e programas realizados pela instituição. Organizado pela coordenadora de comunicação Alessandra Arantes, as viagens também são acompanhadas pela jornalista Luciana Waclawovsky e pelo consultor independente Hermann Nass. Iniciado no mês de abril, a primeira etapa da expedição aconteceu entre os dias 23/04 e 05 de maio, na região sul do estado do amazonas.

Esta é a primeira vez que a equipe de comunicação da instituição realiza um trabalho em campo. O objetivo é captar informações, principalmente por meio de entrevistas aos principais beneficiários e parceiros nas localidades. Também são realizadas filmagens e fotografias para atualizar o banco de imagens do IEB.

Já na segunda etapa a equipe planejou visitar algumas ações do escritório de Belém/PA. Conforme o roteiro previsto, foram elencadas visitas a dois programas em Santarém e dois em Belém, explica a coordenadora de comunicação. Para ela, o fundamental é destacar, inicialmente, uma ou duas experiências em campo, pois os recursos para conhecer todos os projetos ainda são limitados. Alessandra reforçou que este trabalho de comunicação pretende buscar uma captação alternativa de recursos e, portanto, a melhoria dos materiais institucionais é fundamental. “Foi por isso que selecionamos os trabalhos mais antigos; para ilustrar os resultados, colocar mais emoção e dar vida ao trabalho desenvolvido ao longo dos 10 anos da instituição”, destaca.
Em Santarém, na sexta-feira (09/06), acompanhado da assistente de programa do IEB Belém, Katiuscia Fernandes e do engenheiro florestal do Ibama e coordenador local do projeto Floresta em Pé (FEP), Marcelo Melo, a equipe conheceu a Cooperativa Mista Flona Tapajós Verde. Durante a visitação, foi possível conhecer de perto o trabalho de fortalecimento organizacional da cooperativa no FEP, que tem a previsão de terminar no final de junho deste ano. Ainda no norte do Pará, os comunicadores foram à comunidade Santo Antônio do Projeto de Assentamento (PA) Mojú, do Incra, que fica às margens da BR 163, distante duas horas de Santarém, para ver de perto o grupo que trabalha com o aproveitamento e comercialização de andiroba. Na capital paraense, a previsão é de, nos próximos três dias, visitar o Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Castanhal, onde o IEB coordena a disciplina de Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) do curso técnico em floresta, além de apoiar, com bolsas de estudo, estagiários em MFCF. E por último, na cidade de Barcarena, que fica uma hora de barco de Belém, verificar o fortalecimento das associações que trabalham a sustentabilidade sociombiental da região.

Os materiais coletados serão utilizados nos novos materiais institucionais, onde o foco principal é estabelecer um diálogo mais próximo com o setor privado para com o intuito de captar novos recursos.







Comentários