Estudo avalia a sustentabilidade da agricultura familiar

O IEB iniciou o levantamento de dados sobre os pontos críticos e as potencialidades da agricultura familiar em São Félix do Xingu, PA.

 

O IEB iniciou em maio, 2013, o levantamento de dados sobre os pontos críticos e as potencialidades sustentáveis da agricultura familiar em São Félix do Xingu, PA. Essa foi a primeira etapa de um estudo desenvolvido no âmbito do projeto Xingu Ambiente Sustentável e que tem o objetivo de identificar as condições ecológicas, sociais, técnicas e econômicas dos agroecossistemas dos agricultores familiares do município.

O inicio do estudo foi desenvolvido pela consultora do IEB, Loyanne Lima que realizou dez entrevistas com agricultores familiares e representantes das instituições locais. Segundo a coordenadora de projetos do IEB, Ruth Corrêa, as informações levantadas ajudarão a identificar os principais problemas e prioridades dos pequenos agricultores. “Com o estudo, teremos subsídios para construir uma agenda de sustentabilidade, a ser implementada pelos pequenos agricultores”, explica Ruth.

Além de Loyanne, o estudo é desenvolvido pelo pesquisador da UFPA, Mauro Silva.O método utilizado será o Marco de Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade (Mesmis). Essa metodologia permite o desenvolvimento de indicadores capazes deavaliar agroecossistemas complexos, identificando aspectos práticos de aferição da sustentabilidade. A previsão é quea pesquisa seja finalizada em agosto desse ano.

 







Comentários