Fundo apoiará projetos sustentáveis em São Félix do Xingu

A proposta é beneficiar grupos ou entidades de base comunitária que dificilmente teriam acesso a recursos.

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lança no dia 06 de março o Fundo Xingu Sustentável, criado para apoiar financeiramente projetos de até R$ 10 mil que busquem incentivar a experimentação, a adaptação e a disseminação de práticas sustentáveis em São Félix do Xingu, sudeste paraense.

 As propostas podem ser apresentados de acordo com nove temas, dentre os quais, manejo dos recursos hídricos, valorização das sementes locais e recuperação de áreas de preservação permanente. O prazo para entrega dos projetos é até o dia o dia 30 de março de 2013.

A gestão, deliberação e monitoramento do Fundo Xingu Sustentável é feita por um Comitê Executivo formado pela a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas) e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri) - ambas de São Félix do Xingu. O IEB integra o Comitê Executivo e também a coordenação e gestão financeira do Fundo.

CURSO

Nos dias 05 e 06 de março será realizada a oficina “Elaboração de Pequenos Projetos Socioambientais” que abordará os critérios e a forma de acesso ao processo seletivo do Fundo Xingu Sustentável. O curso será ministrado pela consultora do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), a especialista em gestão de organizações não governamentais, Maria Antônia Nascimento. A capacitação se destina a lideranças de associações, grupos comunitários e grupos de mulheres agricultoras.

 

PROJETO XAS

O Fundo Xingu Sustentável é uma iniciativa do projeto Xingu Ambiente Sustentável, desenvolvido desde 2009 pelo IEB e pela ADAFAX, com recurso do Fundo Vale. O projeto busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças da agricultura familiar.

 

SERVIÇO

CURSO DE ELABORAÇÃO DE PEQUENOS PROJETOS

Data: 05 e 06 de março de 2013 (terça e quarta-feira)

Horário: 8h às 17h

Local: Salão Paroquial Santiago, na Avenida Osterno Maia, s/n, Bairro Novo Horizonte, São Félix do Xingu - PA.

 

LANÇAMENTO DO FUNDO XINGU SUSTENTÁVEL.

Data: 06 de março de 2013 (quarta-feira)

Horário: 18h

Local: Salão Paroquial Santiago, na Avenida Osterno Maia, s/n, Bairro Novo Horizonte, São Félix do Xingu - PA.







Comentários