Fundo Xingu Sustentável divulga projetos selecionados

Foram aprovados onze pequenos projetos.

 

Durante reunião no dia 05 de abril, no escritório do IEB, em Belém, a Câmara Técnica do Fundo Xingu Sustentável aprovou 11 pequenos projetos para o recebimento de recursos financeiros de até 10 mil reais. Os projetos foram apresentados por grupos comunitários da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu e por comunidades de seu entorno. A iniciativa integra as ações do projeto Xingu Ambiente Sustentável, desenvolvido desde 2009 pelo IEB e pela ADAFAX, com recurso do Fundo Vale.

O apoio total do Fundo as propostas selecionadas será de mais de R$ 100 mil. A maioria dos 11 projetos aborda a área de segurança alimentar/produção de alimentos básicos. As propostas associam a produção de mandioca para o beneficiamento, consumo e geração de renda, a partir da recuperação da capacidade produtiva de áreas degradadas. O objetivo é evitar o avanço da produção para áreas de mata.

A seleção das propostas contou com o apoio de uma equipe de pareceristas voluntários, composta pela bióloga e Dra. em desenvolvimento sustentável e politica ambiental, Regina Oliveira;  economista e pesquisador assistente do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Daniel Silva;  engenheiro agrônomo e Dr. em desenvolvimento sustentável em Trópico Úmido, Everaldo Nascimento, e pela Socióloga, Ruth Almeida.

O Edital de seleção de pequenos projetos foi lançado no dia 06 de março de 2013, no município de São Félix do Xingu, durante o encerramento da capacitação sobre Elaboração de Pequenos Projetos Socioambientais, voltada para lideranças da agricultura familiar.


ABAIXO, OS PROJETOS SELECIONADOS E OS OBJETIVOS.

1.   Segurança alimentar: roça de mandioca;

OBJETIVO - Melhorar a segurança alimentar das famílias assentadas, contribuir para diversificar e aumentar a renda das famílias.

 2.  Unidos para vencer: implantação de casa de farinha;

OBJETIVO - Melhorar a segurança alimentar das famílias assentadas, diversificar e aumentar a renda das famílias, a partir de um grupo de famílias mais unidas para desenvolver projetos de produção.

 3.   Micro hidroelétrica comunitária do grupo adventista: água, vida, sustentabilidade e produtividade;

OBJETIVO - Conservar e aproveitar os recursos hídricos locais para geração de energia alternativa, visando o beneficiamento da produção e a geração de renda na comunidade.

  4.   Projeto de produção comunitária e sustentável de farinha de mandioca - Vila Central;

OBJETIVO - Melhorar a segurança alimentar das famílias da comunidade e favorecer a geração de renda, conservando a natureza.

5.   Remansinho produzindo limpo;

OBJETIVO - aumentar a sustentabilidade das propriedades diminuindo o uso de agrotóxicos, melhorando a vida do solo, e fortalecendo a resistência das plantas cultivadas a ataque de doenças e pragas.

 6.    Cacau Legal;

OBJETIVO - Melhorar a geração de renda das famílias, através do aumento da qualidade do cacau produzido, principalmente pelo processo de fermentação pós-colheita.

  7.    Armazenamento e distribuição de água para a qualidade de vida e da produção na comunidade;

OBJETIVO - Garantir o abastecimento de água de qualidade para os moradores da vila, com acesso o ano inteiro, possibilitando a qualidade do consumo de água doméstico e a produção na Vila Central.

  8.    Água é Vida;

OBJETIVO - Aproveitar os recursos hídricos locais para subsidiar a melhoria de qualidade de vida da Comunidade e fornecer condições para essas famílias com a introdução de hortas e até viveiros para o desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade.

  9.   União Sustentável: Roça de mandioca e casa de farinha coletiva;

 OBJETIVO - Promover a diversificação da produção de forma sustentável.

 10.   Fortaleza: Implantação de roça e casa de farinha;

 OBJETIVO - Contribuir na diminuição da taxa de desmatamento na APA Triunfo do Xingu através da adoção de práticas produtivas sustentáveis; Construir e equipar uma casa de farinha, buscando a segurança alimentar, melhorando a qualidade de vida das famílias, a geração de renda e incentivando a comunidade de Novo Planalto a trabalhar o cultivo da Mandioca e de seus derivados.

 11.   Apiário Sustentável;

 OBJETIVO - Produzir mel para ajudar na alimentação familiar, assegurando boa nutrição, auxilio no tratamento de enfermidades, consequentemente possibilitar a geração de renda, assegurando a diversificação da produção na pequena propriedade.







Comentários