Fundo Xingu Sustentável lança 2ª Chamada

Para concorrer ao apoio financeiro de até 10 mil reais, é preciso inscrever o projeto até o dia 18 de outubro de 2013.

Por meio do Projeto Xingu Ambiente Sustentável, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou nesta segunda (23 de setembro) a chamada do Fundo Xingu Sustentável, em uma ocorrida no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS), em São Félix do Xingu, PA. O evento reuniu organizações locais e órgãos públicos ligados à agricultura familiar, a fim de apresentar o Fundo e os objetivos do edital que apoiará projetos de base agroecológica desenvolvidos por associações, grupos comunitários e grupos de mulheres agricultoras do município.

Para concorrer ao apoio financeiro de até 10 mil reais, é preciso inscrever o projeto até o dia 18 de outubro de 2013. O Edital tem por objetivo apoiar pequenos projetos que busquem incentivar a experimentação, adaptação e disseminação de práticas produtivas sustentávceis (projetos de base agroecologica) que contribuam para redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas, áreas de reserva legal e áreas de preservação permanente em São Félix do Xingu.

O fundo irá atender também organizações que tenham ações de produção, processamento e/ou comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar de base agroecológica. Os projetos inscritos devem se enquadrar em algum dos nove temas propostos, como: Manejo de solos, Sistemas agroflorestais e agroextrativistas, Valorização das sementes locais e recuperação de áreas de preservação ambiental, dentre outros.

O Fundo Xingu Sustentável foi lançado no dia 06 de março e trata-se de uma iniciativa do projeto Xingu Ambiente Sustentável (XAS), desenvolvido desde 2009 pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax), com apoio do Fundo Vale. O projeto XAS busca contribuir com as ações de redução do desmatamento em São Félix do Xingu, estimulando o uso de recursos naturais de forma sustentável, por meio do fortalecimento institucional de lideranças da agricultura familiar.







Comentários