Geraizeiros do Norte de Minas Gerais são tema de novo livro

Obra de professora da UnB mostra história e lutas de comunidade tradicional do Cerrado; lançamento acontece no dia 8 de abril, em Brasília

História, cultura, territorialidade e outros aspectos da vida de Geraizeiros no Norte de Minas Gerais compõem as páginas do livro “Gerais a dentro a fora: identidade e territorialidade entre Geraizeiros do Norte de Minas Gerais”, de Mônica Nogueira. A publicação inaugura a Coleção Mil Saberes, novo selo da Editora Mil Folhas, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), e será lançada no dia 8 de abril, às 17h, no Ernesto Cafés Especiais, em Brasília.

Foram 10 meses de incursão pelo cerrado do Norte de Minas com o objetivo de dar visibilidade a comunidades que ganharam vida nos personagens de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. “A ideia surgiu a partir da percepção de que, apesar de estarem no imaginário brasileiro a partir da obra de Guimarães Rosa, os geraizeiros não tinham um reconhecimento como sujeitos reais e presentes nem por parte de outros povos e comunidades tradicionais”, explica Mônica Nogueira.

Coordenadora do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais da UnB, a autora conta que parte da história recente dos geraizeiros é marcada pela expropriação territorial que sofreram com o plantio de eucalipto. Segundo ela, esse processo foi favorecido pela invisibilidade dessas comunidades. “É preciso ampliar o reconhecimento da experiência geraizeira, sobretudo tendo em vista a brutalidade a que essas comunidades têm sido submetidas nas últimas décadas”.

O livro estará disponível em livrarias a partir do dia 8 de abril e no site da editora Mil Folhas: http://livraria.iieb.org.br

Mil Saberes

A editora Mil Folhas tem por objetivo difundir análises e conteúdos a respeito da relação entre sociedade, meio ambiente e desenvolvimento.

Agora, o selo editorial do IEB lança uma nova coleção, a Mil Saberes, criada para divulgar outras formas de olhar para a natureza e o mundo. “A ideia aqui é revelar a pluralidade de conhecimentos e de enfoques, mostrando que há uma diversidade de formas de conhecer o mundo, para além daquela da ciência ocidental", afirmou Nurit Bensusan, editora da coleção. 

Serviço:

Lançamento do livro “Gerais a dentro a fora: identidade e territorialidade entre Geraizeiros do Norte de Minas Gerais”
Dia 8 de abril, às 17h
Ernesto Cafés Especiais
115 sul, bloco C, loja 14

 

Mônica Nogueira: antropóloga e professora da Universidade de Brasília, desde 1999, realiza pesquisas sobre comunidades locais no Cerrado, com ênfase sobre as interfaces entre cultura e meio ambiente. Parte importante de sua trajetória pessoal e profissional também foi marcada pela militância no campo socioambiental, especialmente na Rede Cerrado, um coletivo com mais de 100 organizações da sociedade civil que atua na defesa do bioma e de seus povos e comunidades. Atualmente, Mônica Nogueira coordena o Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), na UnB.







Comentários