Gerente Regional do IEB é premiado por atuação em prol do Manejo Florestal Comunitário na Amazônia

A USAID – Agência de Cooperação dos Estados Unidos concedeu premiação para um colaborador do IEB, durante a 17° Reunião Anual do Programa de Meio Ambiente da Usaid Brasil, realizada em outubro na cidade de Belém...

A USAID – Agência de Cooperação dos Estados Unidos concedeu premiação para um colaborador do IEB, durante a 17° Reunião Anual do Programa de Meio Ambiente da Usaid Brasil, realizada em outubro na cidade de Belém-PA.

O Prêmio foi dedicado a Manuel Amaral, 39 anos, gerente do escritório regional IEB-Belém, em reconhecimento e apreciação pelo trabalho desenvolvido em prol do manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira, que culminou com a elaboração e aprovação do Decreto Presidencial No 6874 de 05 de junho de 2009, que instituiu o Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar.

Em entrevista, Manuel fez uma avaliação da motivação e significado do prêmio para o IEB “São várias as razões. Nos últimos dez anos, o IEB contribui significativamente para promoção do Manejo Florestal Comunitário na Amazônia brasileira. Nas ações de articulação interinstitucional, destaco a realização das Oficinas de MFC e nossa liderança à frente do GT-MFC. Isto foi fundamental para dar visibilidade ao tema. Além disso, existe a produção de artigos acadêmicos, debates técnicos e estudos estratégicos, tais como o diagnóstico que mostra o potencial do manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira, todos estes foram importantes para subsidiar as discussões de elaboração de programas de fomento no âmbito federal, mas também para ações nos Estados do Amazonas, Pará e Acre. Numa outra ponta, há uma forte colaboração com o trabalho de formação junto ao Instituto Federal de Educação do Pará – Campus Castanhal, onde, desde 2005, participamos na formação de técnicos florestais, incluindo a realização de cursos para lideranças comunitárias envolvidas na implementação de planos de manejo. Esta trajetória de trabalho dedicado ao tema foi importante para esta homenagem.”

Para Manuel o prêmio é o reconhecimento pelo seu trabalho e da instituição. Isto fortalece o IEB, dando cada vez mais credibilidade e legitimidade para atuar junto às instituições, organizações comunitárias e movimentos sociais envolvidos com o tema de manejo florestal.

 







Comentários