Gestores de Projetos Indígenas se Reúnem em Seminário de Conclusão de Curso na UNIR em Rondônia

Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2009, no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Cacoal, RO, ocorreu o Seminário Integrador de Conclusão do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Su

Gestores de Projetos Indígenas se Reúnem em Seminário de Conclusão de Curso na UNIR em Rondônia

Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2009, no auditório da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Cacoal, RO, ocorreu o Seminário Integrador de Conclusão do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas. A atividade foi desenvolvida pelo Consórcio Paisagens Indígenas do Brasil, do qual o IEB faz parte.

O Seminário Integrador concluiu o quinto e último módulo de estudos presenciais do curso, e teve como objetivo criar uma oportunidade de articulação e contato direto dos futuros gestores de projetos indígenas com representantes de instituições de vários setores que apóiam projetos indígenas – órgãos de governo, fundos públicos e privados, organizações da sociedade civil e programas da cooperação internacional. Na ocasião, os alunos apresentaram seus trabalhos na forma de sessões de painéis. Durante o evento, também foram abordados outros assuntos relacionados ao contexto das pressões e ameaças aos povos e terras indígenas na região de abrangência do curso e à gestão de projetos sociais e de desenvolvimento social por povos indígenas. O seminário se encerrou com a solenidade de certificação dos participantes do curso.

A pesar do foco nos futuros gestores de projetos indígenas que concluíram o curso, o Seminário Integrado foi uma atividade aberta a toda a comunidade de Cacoal e regiões vizinhas. Cerca de 80 pessoas circularam pelo evento, entre representantes das organizações parceiras da iniciativa e das seguintes instituições convidadas: PDPI e Carteira Indígena do MMA, Fundo Amazônia do BNDES, ACT Brasil, INESC, ISA, Embaixada da Noruega, USAID, Programa de Pequenos Projetos do GEF, Prefeitura de Cacoal, SEDUC/RO, Associação Metareilá, Conselho Cinta Larga e COIAB. Entre as organizações indígenas estavam as associações Gabgirey e Pamaur do Povo Paiter Suruí, a Associação Nunerimanê do Povo Indígena Apurinã de Rondônia (ANPIAR), a Associação do Povo Indígena Zoró Pangyjej (APIZ), a Associação Panderey dos Povos Indígenas Zoró e Gavião, a Associação do Povo Indígena Jiahui (APIJ), a Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira (OPIAM), a Associação do Povo Indígena Tenharim Morogitá (APITEM), a Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi (OPIAJ, de Pauini/AM), a Organização dos Povos Indígenas Apurinã e Jamamadi de Boca do Acre Amazonas (OPIAJBAM), a Associação da Comunidade Indígena Mamaindê Yucotindu, a Doá Txatô e a Associação Wãypá da Terra Indígena Rio Branco.

Concluído em janeiro o Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas com apoio do PDPI/MMA

Aconteceu entre 11 e 23 de janeiro o quinto e último módulo do Curso de Formação de Gestores de Projetos Indígenas de Rondônia, Noroeste de Mato Grosso e Sul do Amazonas, em Cacoal, Rondônia. O curso foi iniciativa de uma parceria da Associação Fórum das Organizações do Povo Paiter Suruí, do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Cacoal, apoiada pelo componente de fortalecimento institucional dos Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas do Ministério do Meio Ambiente (PDPI/MMA).

Esta etapa do curso teve como objetivo reforçar necessidades específicas dos alunos e orientar os trabalhos finais. Iniciado com 35 alunos, o curso foi concluído com 21 formandos, em sua maioria jovens indígenas (18 com menos de 30 anos) oriundos de 20 aldeias localizadas em 16 terras indígenas situadas em 11 municípios, representando 12 povos e 22 associações indígenas.


Mais informações: imprensa@iieb.org.br







Comentários