IEB e ICMBio promovem encontro sobre gestão participativa de unidades de conservação no Sul do Amazonas.

A atividade ocorre em Humaitá entre os dias 17 e 19 de março de 2010.

Como parte do processo de re-ordenamento territorial da região sul do Amazonas em função da perspectiva de re-pavimentação da rodovia BR 319 e das demandas das populações agroextrativistas da região, foi criado nos últimos anos um conjunto de unidades de conservação que visam a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais da região.
No ano de 2009 se intensificaram as ações de implementação das UCs, com a chegada de novos analistas ambientais do ICMBio responsáveis pela gestão das unidades, liberação de recursos por parte do DNIT para a implementação das UCs, realização de atividades de capacitação de lideranças e técnicos por meio do projeto Fortis 319 coordenado pelo IEB, suporte ao processo de organização comunitária por parte da CPT Lábrea e IPA, entre várias outras atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano. .
Em meio ao risco de pulverização dos esforços e da necessidade de uma maior articulação entre as diversas organizações diretamente envolvidas com a questão da gestão participativa das unidades, o IEB e o ICMBio irão realizar um seminário para a discussão do contexto atual da região e planejamento das ações relativas à implementação e gestão participativas das UC´s para o ano de 2010.
A atividade ocorre em Humaitá entre os dias 17 e 19 de março de 2010. Entre os convidados estão Manoel Cunha (CNS), Maristela Bernardo (jornalista e consultora independente), Regina Oliveira (Museu Emílio Goeldi), Viviane Lasmar (ICMBIO) com a coordenação de Suely Anderson, coordenadora do Fortis – 319 e Carolina Fonseca, Coordenadora Regional do ICMBIO.







Comentários