IEB participa de eventos pré Rio + 20

O IEB, no âmbito de suas atividades relacionadas à agenda climática e economia dos recursos naturais, vem deixando contribuições efetivas na construção do entendimento sobre temas relacionados à economia verde e a redução da pobreza.


Leonardo Hasenclever

O IEB, no âmbito de suas atividades relacionadas à agenda climática e economia dos recursos naturais, tratada de forma transversal a todos os programas do instituto, vem deixando contribuições efetivas na construção do entendimento sobre temas relacionados ao manejo florestal e governança ambiental e territorial. Nas últimas semanas, com a emergência de agendas preparatórias para a Rio +20 o instituto foi convidado a participar e colaborar com intervenções focadas em temas que os próprios grupos com os quais trabalha reconhecem sua expertise e que são pautas centrais do evento: a economia verde e a redução da pobreza.

Brasília – Maio 2012.

Esta semana, dia 23 quarta feira, o IEB participou do evento Rio + 20 e você em Brasília no DF (http://www.rio20evoce.org/index.php). O evento foi organizado pela Cúpula dos Povos e realizado por uma série de organizações do Df, entre elas a Arquidiocese de Brasília, a Unb, O Museu Nacional, a OAB, o GDF, o GALOIS entre outros. O objetivo do evento foi de democratizar informações e mobilizar a sociedade para intervir na Rio +20.

O IEB participou ministrando palestra sobre a “Economia verde e a redução da Pobreza” e seguindo na mesa redonda sobre o tema. O público presente era formado de estudantes de segundo e terceiro graus, pós graduandos, igreja e sindicatos. As discussões foram ricas e interessantes, pois a presença de estudantes do segundo grau conferiu ao ambiente certa descontração e ousadia incomum aos eventos mais formais e circunscritos a públicos mais maduros e já “adequados” às normas e condutas delimitadas pela diplomacia da convivência social. Numa leitura rápida, os jovens ainda fazem aquelas perguntas que “ninguém” tem coragem de fazer, o que nos desafia à reflexão e nos faz encarar verdades, por vezes, doídas no contexto desta sociedade e civilização em cheque.

Roraima – Abril 2012.

Em Roraima o IEB participou do Seminário Estadual preparatório para a Rio +20, com o tema “A salvação do Planeta está na sabedoria ancestral e na mobilização dos povos”, organizado pelo comitê Rio + 20 de Roraima e pela Cúpula dos povos. O IEB fez sua intervenção com a palestra intitulada “Economia Verde e a mercantilização da natureza”.

Os temas debatidos durante a apresentação abraçaram não só aqueles relacionados aos aspectos conceituais e operacionais da economia verde, emergentes, complexos e na maioria das vezes desconhecidos do grande público, mas também uma visão crítica e relacionada com aspectos mais próximos ao dia-a-dia do público presente. Assim o debate se encaminhou para uma reflexão acerca da pertinência da utilização do termo ou da concentração da atenção global sobre o tema “Economia Verde”, enquanto os limites da Mãe da Terra estão claramente expostos em várias setores como a pesca, a escassez crescente de água doce, a contaminação das águas dos solos e, talvez o mais grave impacto da atualidade, a perda da biodiversidade. O público do evento era composto de indígenas, agricultores familiares, estudantes, sindicalistas e sociedade civil organizada e, ao final do evento, produziu-se um documento síntese.

clique aqui para acessar o documento







Comentários