IEB participa de Workshop Internacional Povos Indígenas, Mudanças Climáticas e REDD+

O que é REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) e qual sua relação com Povos Indígenas? Como salvaguardas podem proteger os interesses, direitos e conquistas dos Povos Indígenas frente os riscos de REDD+?

Por Leonardo Hasenclever

Rio de Janeiro de 09 a 13 de junho de 2012.

O que é REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) e qual sua relação com Povos Indígenas? Como salvaguardas podem proteger os interesses, direitos e conquistas dos Povos Indígenas frente os riscos de REDD+? Como os Povos Indígenas veem as possibilidades de distribuição de benefícios advindos de REDD+?
Com colaborações nestes temas o IEB finalizou na quarta feira, 13 de de junho à tarde, sua participação no Workshop Internacional Povos Indígenas, Mudanças Climáticas e REDD+.

Mesa de abertura do evento (da direita pra esquerda Sônia Guajajara, vice coordenadora da COIAB, Edwin, Coordenador geral da COICA, Demian Nery IPAM, Tatiana Alves FUNAI e Judith Lisansky (Banco Mundial)

Foto: Mesa de abertura do evento (da direita pra esquerda Sônia Guajajara, vice coordenadora da COIAB, Edwin, Coordenador geral da COICA, Demian Nery IPAM, Tatiana Alves FUNAI e Judith Lisansky (Banco Mundial)

O evento foi organizado e promovido pela COICA , COIAB e IPAM e realizado num hotel fazenda próximo à cidade do Rio de Janeiro, de onde os participantes e Indígenas desceram para o Rio de Janeiro e o Acampamento Terra Livre.
Os temas tratados foram abordados sob a perspectiva da proteção e garantia dos direitos e conquistas dos Povos Indígenas e por meio de discussões e apresentações que permitiram aos participantes indígenas – público alvo do evento – apresentarem e trocarem suas visões sobre os diversos aspectos e elementos abordados.

A COICA trouxe e apresentou a proposta do REDD+ Indígena que visa a união entre os Povos Indígenas da bacia amazônica por meio do estabelecimento de um marco conceitual e institucional em torno da idéia de REDD+, com os devidos limites definidos de forma clara.

Foto: Representante da COICA Juan Carlos Jintiach apresentando o REDD+ Indígena.







Comentários