IEB promove oficina sobre gestão de associações em Boca do Acre, AM

A oficina, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, facilitada por José Strabeli, com apoio de José Spanner, ambos do IEB, teve como objetivo levar aos participantes informações sobre gestão de associações.

A oficina, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, facilitada por José Strabeli, com apoio de José Spanner, ambos do IEB, teve como objetivo levar aos participantes informações sobre gestão de associações. Participaram diretores e lideranças de nove associações de agricultores, extrativistas e indígenas além de cinco organizações que apóiam as associações locais.

De forma transversal aos temas tratados, foi reforçado o enfoque de que uma associação é uma ferramenta de trabalho e não uma solução em si, ou seja, não é pelo fato de criar uma organização formal que os problemas serão resolvidos, mas sim pelo trabalho coletivo, valorizando as suas potencialidades e aproveitando as oportunidades que parceiros e financiadores podem oferecer.
A proposta de trabalho apresentada para a continuidade do desenvolvimento organizacional dessas associações está baseada nos seguintes conceitos:

1. Os objetivos da associação devem ser definidos coletivamente e serem significativos para os associados. Se não tiverem clareza de porque se juntaram para criar a associação, dificilmente vão atuar juntos efetivamente;

2. Quem sabe quais são os problemas a serem resolvidos e as conquistas a serem feitas é a própria comunidade. Um diagnóstico e escolha de prioridades feitas de forma participativa são fundamentais;

3. Da mesma forma, o planejamento das atividades que deverão levar à solução ou mitigação dos problemas, além de conquistar direitos e condições melhores de vida, também deve ser feito com a participação do máximo de pessoas; e

4. Por fim, a realização dessas atividades não pode ficar a cargo apenas da diretoria, mas contar com a colaboração de todos. É para fazer juntos que uma associação é criada.

Os dirigentes e lideranças presentes concordaram que essa é a melhor forma de trabalhar e, juntos, planejamos que o próximo passo será a regularização da documentação das associações que tenham alguma pendência com os órgãos públicos e a realização em junho de uma oficina sobre diagnóstico e planejamento para que eles possam realizar esses processos junto às suas bases.

Essa oficina deverá apresentar e praticar metodologias facilmente aplicáveis por eles em suas comunidades.

No final de 2011 o IEB lançou uma publicação, de autoria de José Strabelli, que aborda esta temática. A publicação encontra-se à venda na loja virtual do IEB, clique aqui para acessar.







Comentários