IEB realiza Oficina de Capacitação de Conselheiros do Conselho Municipal de Turismo de Cavalcante, Goiás

Na ocasião foi realizada a solenidade de posse dos atuais conselheiros

Conselheiros mais bem preparados para desenvolver suas funções. Este é o resultado do apoio que o IEB forneceu, por meio do Projeto Chapada dos Veadeiros, ao Conselho Municipal de Turismo (CoMTur) de Cavalcante, Goiás. No dia 27 de março, os conselheiros reunidos passaram por um dia inteiro de capacitação com base em diálogos e discussões mediadas, além de apresentações expositivas. O evento culminou com a solenidade de posse dos atuais conselheiros.

O IEB, em parceria com a consultora Irene Santos, do Instituto Brasil Central (IBRACE), ofereceu aos conselheiros do CoMTur de Cavalcante, a oportunidade de debaterem sobre as possibilidades, desafios e limitações para sua atuação mais contundente neste importante espaço público municipal. Entre os temas abordados estavam noções de participação e representatividade, a importância dos espaços públicos para a participação social, e como fortalecer a incidência do conselho junto à administração municipal e à própria sociedade civil.

O Conselho Municipal de Turismo de Cavalcante é composto por representantes de diversos segmentos sociais e tem, hoje, dez cadeiras ocupadas. Segundo José Ronaldo Loth Machado, Secretário Municipal de Turismo o conselho municipal de turismo é um coletivo bastante plural em termos do nível de formação dos conselheiros. “A intervenção realizada auxiliou muito no nivelamento dos conhecimentos entre os conselheiros e isto é muito importante para seu desempenho. Muitos conselheiros estão participando pela primeira vez de um colegiado. Além do nivelamento, a oficina de qualificação gerou mais pertencimento entre os conselheiros, o que se reflete em mais incidência deles entre seus pares”.

De acordo com o Secretário, “percebemos reflexos daquela oficina até nas atas das duas reuniões do conselho que ocorreram logo após, materializado numa representação mais evidente dos conselheiros, ou seja, eles estão fazendo melhor a parte que lhes cabe”.

Para o coordenador técnico do Projeto, Leonardo Hasenclever “é uma oportunidade muito singular podermos colaborar com o fortalecimento de um espaço público tão importante para um município que tem grande parte de sua renda gerada nas cadeias econômicas do turismo”. “Um conselho fortalecido melhora as condições de governança social sobre a atividade turística local, que se dá, em essência, sobre a natureza, as cachoeira e serras de Cavalcante”, completa o coordenador.







Comentários