IEB Realiza Oficina de Capacitação e Fortalecimento Organizacional e Gestão da Produção Comunitária

A Oficina, realizada entre os dias 15 e 19 de abril de 2009, em Santarém, PA teve como objetivo proporcionar a representantes comunitários informações nas áreas de manejo florestal comunitário madeireiro e não-madeireiro.

IEB Realiza Oficina de Capacitação e Fortalecimento Organizacional e Gestão da Produção Comunitária

A Oficina, realizada entre os dias 15 e 19 de abril de 2009, em Santarém, PA teve como objetivo proporcionar a representantes comunitários informações nas áreas de manejo florestal comunitário madeireiro e não-madeireiro. Foram englobados aspectos de organizações sociais e produtivas de trabalhadores rurais e sobre a legalização da produção de base comunitária, com ênfase em beneficiamento do óleo de andiroba e do aproveitamento de resíduo madeireiro. As atividades foram complementadas com intercâmbio a outras experiências que possam contribuir para o maior entendimento da realidade local e no fortalecimento de suas organizações. A oficina foi uma iniciativa do Projeto Floresta em Pé do IEB, financiada pelo Fundo Francês e recebeu apoio dos projetos Forest Enterprise Cluster - financiado pelo programa de meio ambiente da USAID e Comunidades e Florestas financiado pela Comunidade Européia.

A demanda surgiu a partir de um diagnóstico realizado em duas comunidades do Assentamento Moju I e II, Santo Antônio e São Mateus, PA que consolidou uma demanda de capacitação em gestão da produção do beneficiamento do óleo de andiroba e do aproveitamento de resíduo madeireiro a ser estruturado para as comunidades.

As demandas para capacitação podem ser agrupadas nas seguintes categorias

• Legalização da produção;
• Organização comunitária para a gestão da produção;
• Aspectos técnicos da produção; e
• Comercialização.

O oficina foi direcionada a representantes das comunidades Santo Antonio e São Mateus dos Projetos de Assentamentos Moju I e II, sendo 10 representantes de cada comunidade, além de representantes de comunidades dos municípios de Porto de Moz, Marabá e Gurupá.

Ao final do evento os participantes puderam conhecer as formas de organização das comunidades e os principais desafios enfrentados, além das formas para superá-los;
Conhecer experiências de comercialização das mesmas.

Apoiaram na realização deste evento:

IBAMA, EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, GRET, CIRAD, ONF INTERNATIONAL, FFEM, USAID E UNIÃO EUROPÉIA

Mais informações: belem@iieb.org.br

clique aqui para acessar as fotos







Comentários