Livros para associações indígenas

IEB faz doação de publicações para associações indígenas no Mato Grosso

Os índios do povo Nambikwara, da Terra Indígena Sararé, e os do povo Chiquitano, da Terra Indígena Portal do Encantado, no estado do Mato Grosso, receberam livros doados pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Os livros foram entregues para três associações indígenas, duas dos Chiquitano e uma dos Nambikwara.

Carolina Delgado de Carvalho, indigenista da Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no município de Pontes e Lacerda, entrou em contato com o IEB para pedir os livros que trazem experiências do dia a dia de uma associação. As publicações também oferecem temas mais técnicos como tributação e elaboração de projetos.

“Os índios usam os livros como material de consulta para desenvolver ações,” explica Carolina. A associação dos Nambikwara ainda não está atuando, mas os esforços para o avanço do trabalho estão em andamento. Para Rosane Rup, indígena da etnia chiquitano, “os livros ajudarão muito nos trabalhos da associação, no sentido de melhorá-la. As publicações têm informações importantes para nós.”

O trabalho de organizar e publicar livros faz parte da missão do IEB. As organizações não-governamentais, universidades, instituições de ensino, organizações de base,  movimentos sociais e demais interessados em receber as publicações do IEB podem entrar em contato pelo e-mail: iieb@iieb.org.br. Nosso site também disponibiliza livros para download.







Comentários