Moradores de Barcarena se reúnem com representantes de multinacional na Europa

O encontro será na Noruega, na empresa Hydro, principal acionista do complexo Albrás/Alunorte.

 Convidados pela ONG “Ajuda da Igreja Norueguesa” (AIN) e em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), representantes da sociedade civil de Barcarena embarcaram sexta feira, 31 de agosto, para Oslo, Noruega, tendo na agenda uma serie de atividades, dentre as quais uma reunião com representantes da multinacional Hydro.
O encontro com diretores da multinacional norueguesa tem o objetivo de compartilhar a proposta de construção de um espaço público de diálogo (Fórum) que discuta e encontre soluções para os problemas socioambientais de Barcarena. A busca é fazer com que a empresa se una a essa iniciativa de diálogo que propõe o envolvimento de representantes da sociedade civil, do estado e das empresas. A proposta é tornar o debate dos desafios locais acessível às comunidades, tirando-o do âmbito exclusivo da relação entre Estado e empresas.

A criação de um Espaço Público de discussão sobre Barcarena busca não repetir erros cometidos na década de 80, quando as indústrias foram implantadas no município por meio de um processo que envolveu apenas agente públicos e privados, e que não levou em consideração a população do município.

O grupo que embarca no dia 31 de agosto é formado por Ronielson dos Santos, Cleide Maria Monteiro e Rosemiro dos Santos – três lideranças comunitárias e membros do Comitê de acompanhamento dos projetos de Fortalecimento Institucional em Barcarena. Maura Moraes e Manuel Amaral representarão o IEB. A comitiva também é formada pela procuradora de justiça, Maria da Graça Azevedo da Silva, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (MPE).

IEB

Desde 2008 o IEB desenvolve projetos Fortalecimento Institucional com a sociedade civil de Barcarena, com o objetivo de que suas organizações e lideranças sejam capazes de fazer valer seus direitos e influenciar de forma qualificada as decisões no município. Nesse período, o IEB já promoveu cursos de capacitação com temas ligados à comunicação popular, sustentabilidade, orçamento público, responsabilidade socioambiental das empresas, dentre outros assuntos. Ao todo, os projetos já envolveram mais de 100 organizações ligadas a sociedade civil local. As ações do Instituto são acompanhadas por um grupo formado por lideranças de entidades sociais do município. Os projetos em Barcarena desenvolvidos pelo IEB são executados com o apoio do Ministério Público Estadual (TAC - MPE/IMERYS) e a União Europeia.

AIN
Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN) é uma organização não governamental norueguesa com sede em Oslo. Trabalha com cooperação para o desenvolvimento global, e tem como um dos focos de sua atuação o monitoramento de investimentos privados noruegueses no Brasil.







Comentários