Novas publicações do IEB

Livros abordam temas como fortalecimento institucional e manejo florestal comunitário na Amazônia

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou durante as comemorações dos seus 15 anos três publicações destacando os temas formação profissional, florestas, e espaços públicos de debate. Os livros lançados foram: “Sociedades, Florestas e Sustentabilidade”, “Fortalecimento Institucional e Criação de Espaço Público: Sistematização da experiência em Barcarena” e “Os Desafios da Educação Profissional Manejo Florestal Comunitário e Familiar: Sistematização da Experiência do IFPA – Campus Castanhal/PA”.

A publicação Sociedade, Florestas e Sustentabilidade trata-se de uma coletânea que reúne as conferências apresentadas no VI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas), além de outros textos que possuem uma ligação estreita com a temática debatida. Durante o evento, foi discutida a questão da sustentabilidade da exploração de recursos florestais, tendo como foco principal o papel dos diferentes atores sociais e o processo de implantação dos dispositivos de governança da atividade florestal. Sobre esse assunto, os capítulos expõem os novos ordenamentos relativos à relação entre o Estado, os mercados e a sociedade.  

Em Fortalecimento Institucional e Criação de Espaço Público: Sistematização da experiência em Barcarena é possível conhecer o processo de construção do Fórum de Diálogo Intersetorial de Barcarena, Pará. O livro apresenta o caminho percorrido pelo projeto de fortalecimento da sociedade civil do município que é marcado por impactos socioambientais graves provocados pela indústria de mineração. A iniciativa do Fórum visa unir organizações da sociedade civil, empresas e poder público em uma discussão sobre os problemas locais e a construção conjunta de soluções.

O livro Os Desafios da Educação Profissional Manejo Florestal Comunitário e Familiar: Sistematização da Experiência do IFPA – Campus Castanhal/PA apresenta os percalços e lições aprendidas a partir das experiências no trabalho de formação profissional voltada ao Manejo Florestal Comunitário e Familiar no Pará e na relação estabelecida entre o IEB e Instituto Federal do Pará-Campus Castanhal. A publicação contextualiza o potencial florestal na Amazônia e os desafios e oportunidades na implementação do manejo florestal comunitário familiar na região. A partir disso são relatados a trajetória do IFPA-Campus Castanhal e do curso Técnico em Florestas, que tem sido fonte da formação de jovens profissionais para atuar em comunidades nas áreas de floresta.  A obra evidencia as dificuldades, aprendizados e resultados obtidos com esse trabalho de formação.

As três publicações integram a proposta do IEB em disseminar conhecimentos a partir das sistematizações de experiências das atividades de seus programas e projetos, e de sua interação com os diversos contextos, atores e dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais. 







Comentários