Parceria entre IEB e ICMBio Promove a Formação de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação em Lábrea e Canutama, no Sul do Amazonas.

No último dia 08 de novembro foi realizada na cidade de Lábrea-AM a cerimônia de posse dos membros do Conselho Deliberativo das Reservas Extrativistas Ituxi e do Rio Médio Purus.

No último dia 08 de novembro foi realizada na cidade de Lábrea-AM a cerimônia de posse dos membros do Conselho Deliberativo das Reservas Extrativistas Ituxi e do Rio Médio Purus. Este é um passo importante para a consolidação das duas reservas e para a participação ativa dos moradores na sua gestão. Além da posse dos conselheiros também foram organizadas as primeiras oficinas de capacitação e elaboração da minuta dos respectivos regimentos internos. Evento semelhante ocorreu também no vizinho município de Canutama-AM, onde em 21 de outubro foi realizada a cerimônia de posse dos membros do Conselho Consultivo da Floresta Nacional Balata-Tufari.
Essas ações estão sendo possíveis graças a um esforço de parceria entre o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), associações representativas dos moradores e um conjunto de organizações locais em cada município.
O Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Médio Purus é composto por 33 pessoas, e 17 destes representam as comunidades da reserva. Já no caso da Resex do Ituxi, o Conselho foi proposto com um total de 29 cadeiras, sendo 15 para representantes das comunidades e 14 divididos igualmente entre as organizações públicas e da sociedade civil.
A criação e a gestão participativa de Unidades de Conservação (UCs) visam assegurar direitos das populações e ao mesmo tempo promover formas sustentáveis de produção e melhoria da qualidade de vida. O sul do Estado do Amazonas concentra diversas UCs criadas como alternativa ao desmatamento e uso predatório dos recursos naturais.
Desde 2008 o IEB tem atuado no sul do Amazonas com a finalidade promover o fortalecimento de organizações locais, facilitando a sua compreensão da problemática local e regional e sua participação ativa nas ações de prevenção do desmatamento. O apoio do IEB continuará até a etapa final de regulamentação do regimento interno dos Conselhos das UCs.
As ações do IEB na região ocorrem com o apoio financeiro da Fundação Gordon & Betty Moore e Usaid-Brasil.
Mais informações: imprensa@iieb.org.br







Comentários