Plenária discute ajustes finais do Fórum

Lançamento acontece no dia 14 de março, em Barcarena (PA)

No dia 19 de fevereiro, cerca de 40 lideranças de Barcarena participaram da VI Plenária da Sociedade Civil preparatória ao Fórum de Diálogo Intersetorial, que será lançado no dia 14 de março de 2014. A Plenária aprovou a Carta de Compromisso e o esboço do Regimento Interno do Fórum, documentos finais produzidos pelo Grupo de Trabalho Intersetorial, que vem se reunindo desde outubro de 2013. Os participantes também abordaram os preparativos para o lançamento do Fórum e a adesão das organizações da sociedade civil. O encontro aconteceu no Sindicato dos Químicos, na Vila dos Cabanos, e também contou com a presença de Arne Dale, representante da Organização Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN), que é parceira das ações do IEB em Barcarena. 

Expectativas da Sociedade Civil

O Fórum pretende contribuir para a efetivação do desenvolvimento sustentável no município, ouvindo os anseios e necessidades locais e produzindo acordos e pactos entre empresas, poder público e sociedade civil, que propiciem o desenvolvimento de Barcarena. Para Hamilton Caminha, liderança da comunidade Zita Cunha, mais que um espaço de debate, o Fórum fará com que empresas e governo cumpram seus deveres perante a sociedade. “O objetivo maior que nós pretendemos alcançar com este fórum, é exatamente fazer com que as empresas entendam o seu papel social junto às comunidades vizinhas e todo o município. O diálogo também irá nos ajudar a cobrar do poder público, que muitas vezes faz vista grossa para a aplicação da legislação”, afirma Hamilton.

A iniciativa do Fórum fortalece a participação popular e a democracia, o que está entre as expectativas da sociedade civil, como conta a presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Murucupi, Iêda do Socorro. “O Fórum vem nos dar mais esse poder, mais essa ajuda na realização dos nossos objetivos, que passam pela regularização fundiária, educação, saúde e saneamento. Vamos trazer ao Fórum um conjunto de expectativas, de problemas que, gradativamente, vamos resolver”.

O lançamento do Fórum de Diálogo Intersetoial de Barcarena é resultado de mais de cinco anos de atuação do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) no município, em parceria com um coletivo de organizações locais e apoios do Ministério Público Estadual, Comunidade Europeia e Ajuda da Igreja Norueguesa.

 








Comentários