Primeira etapa do Planejamento Estratégico da EPOTECAMPO acontece em Cavalcante

Representantes fazem reflexão sobre os desafios para o desenvolvimento da associação

O que e como vamos fazer de agora em diante? Esta é pergunta que norteou a primeira etapa do planejamento estratégico da associação EPOTECAMPO (Associação Educação, Povo, Terra e Campo), da Chapada dos Veadeiros. Esta ação aconteceu no dia 11 de abril com o apoio do Projeto Chapada dos Veadeiros do IEB, financiado pelo TFCA/Funbio.

A EPOTECAMPO é uma associação formada a partir dos anseios de um grupo de professores egressos do curso de Licenciatura em Educação no Campo (LEDOC) oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) no campus de Planaltina. A associação existe para pensar e executar ações de intervenção em áreas como educação, saúde, cultura e educação em comunidades dos municípios de Cavalcante, Teresina e Monte Alegre, Goiás.

A primeira etapa do planejamento concentrou-se em realizar uma análise FOFA a fim de motivar uma reflexão mais qualificada em torno dos desafios para o desenvolvimento da Associação, com base na informação sistematizada de aspectos internos e externos à associação. Estiveram presentes 22 representantes e produziu-se uma matriz de fortaleza, fraqueza, oportunidades e ameaças que vai servir para embasar todo o planejamento.

De acordo com a presidente da EPOTECAMPO, Wanderleia dos Santos “o planejamento vai nos auxiliar em todos os aspectos da organização, desde a administração até o pensar e elaborar e gerir projetos. Planejar é preciso”. “É impressionante como saímos desta oficina de planejamento mais conscientes de como dar corpo aos nossos sonhos e desejos junto à organização”, completa Wanderleia.

Para Camila Castro, coordenadora administrativa do Projeto “foi um dia muito produtivo e inspirador. A participação de todos, em sua maioria jovens educadores, demonstrou o compromisso dos membros da Epotecampo com a busca da qualidade de vida para suas comunidades”.

A próxima reunião de finalização do planejamento vai traçar as estratégias e delinear as ações para a organização realizar os objetivos de sua criação. O IEB vai fazer parte dessa caminhada.







Comentários