Programa Beca encerra suas atividades com lançamento de relatório e premiação de dissertações e teses

O Programa Beca marcou o encerramento de suas atividades durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os dias 12 e 17 de julho de 2009, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus AM.

O Programa Beca marcou o encerramento de suas atividades durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os dias 12 e 17 de julho de 2009, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus AM. Na ocasião, foram promovidos

1. Entrega dos Prêmios do Concurso de Monografias, Dissertações e Teses do Programa BECA

O Programa Beca premiou as melhores monografias de graduação, dissertação de mestrado e tese de doutorado que receberam apoio do Programa. Foram premiados os seguintes trabalhos nas respectivas categorias:

Prêmio BECA de Monografia de Graduação: Priscila Sanjuan de Medeiros com a monografia Diversidade dos Fungos Poliporóides no Sítio do Programa de Biodiversidade da Amazônia (PPBIO) em Caxiuanã, Melgaço-Pará.

Prêmio BECA de Dissertação de Mestrado: Marilena Altenfeder de Arruda Campos com a dissertação Cruzando Ecologias com os Caçadores do Rio Cuieiras: Saberes e Estratégias de Caça no Baixo Rio Negro.

Menção Honrosa : Carlos Valério Aguiar Gomes, com a tese de doutorado Twenty Years After Chico Mendes: Extractive Reserves' Expansion, Cattle Adoption and Evolving Self-Definition Among Rubber Tappers in the Brazilian Amazon.

Menção Honrosa 2: Jociery Einhardt Vergara Parente , com a tese de doutorado Estimativa de Idade e Crescimento de Sirênios no Brasil

2. Simpósio “Balanço final de um programa de fomento à formação de recursos humanos em áreas afins conservação da biodiversidade na Amazônia”

Durante o simpósio foram apresentados os resultados alcançados e as lições aprendidas pelo Programa ao longo de seus quatro anos e meio de vida apoiando a formação de recursos humanos em áreas afins à conservação da biodiversidade na Amazônia, do nível médio ao doutorado.

O Programa BECA (Bolsas de Estudo para a Conservação da Amazônia) concedeu pequenos apoios para estudantes de nível médio e graduação, bolsas de estudos para mestrado e doutorado, e apoios para o desenvolvimento profissional ao longo de quase cinco anos. Contando todas essas modalidades, o Programa concedeu 322 apoios, ofertados em oito chamadas: duas em 2005, duas em 2006, duas em 2007 e duas em 2008.

* * *

Até o final de 2009, estão previstos a edição e o lançamento de um livro reunindo contribuições de alguns dos ex bolsistas do Programa e uma listagem com as publicações destes em periódicos no país e no exterior.

Mais informações: beca@iieb.org.br - clique aqui e acesse as fotos







Comentários