Publicação discute os novos desafios da política ambiental brasileira

Lançado pelo IEB, o livro é a primeira obra do selo da organização, o Mil Folhas, que pretende trazer novos conteúdos e reflexões sobre temas da sustentabilidade

Discutir os avanços, contradições, dilemas e desafios da política ambiental brasileira contemporânea. Esse é o objetivo da publicação "Os Novos Desafios da Política Ambiental Brasileira", a ser lançada pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), na próxima quinta-feira (11), em Brasília. A obra é uma coletânea de 17 especialistas de diversos setores (sociedade civil, órgãos internacionais e governos) e discute temas da atualidade e desafios para a Gestão Ambiental no Brasil, com temas direcionados às Florestas e ao Desmatamento; às Áreas Protegidas; ao Neodesenvolvimento; e ao Direito, à Justiça e à Política.

A publicação do IEB marca também o lançamento de um novo selo para o mercado editorial, o Mil Folhas. Resultado de um trabalho que já vem sendo realizado há mais de dez anos, o selo editorial se propõe a melhorar a capacidade operacional do Instituto no setor, além de implementar um conselho editorial profissional capaz de analisar e selecionar as demandas, assim como estabelecer parcerias para o co-financiamento das publicações.

De acordo com Paul Little, organizador do livro, o resultado é uma obra de caráter crítico, que, em muitos aspectos, extrapola o âmbito ambiental propriamente dito para retratar as nuances e características estruturais da sociedade brasileira. “A leitura evidencia que a conjuntura atual do Brasil provoca apreensão e perplexidade. Diante de tantos retrocessos, cresce o sentido de urgência, se fazendo necessários conteúdos de qualidade que dão subsídios para debates sobre políticas ambientais no Brasil e os distintos desafios que elas enfrentam hoje”, explica.

O evento de lançamento acontece às 19h, no Rappel Confetaria (210 norte), e contará com a presença do organizador Paul Little e de outros autores.

 

Mil Folhas

Para a diretora executiva e fundadora do IEB, Maria José Gontijo, é um imenso desafio tornar público e disponível para toda a sociedade o conhecimento gerado e acumulado pelas diversas instituições que se dedicam às questões socioambientais. “É por isso que o Instituto vem, ao longo dos anos, realizando esforços para organizar e publicar títulos de relevância para a área socioambiental, os quais dificilmente encontrariam outros canais de difusão”, afirma.

A proposta do selo editorial Mil Folhas surgiu após a constatação da existência de um nicho no mercado editorial para publicações que se preocupem com a divulgação de análises e conteúdos sobre a temática socioambiental, seus dilemas e desafios. “Há 15 anos nosso coração pulsa pela propagação de ideias sustentáveis e conteúdos que fomentam a relação entre sociedade, meio ambiente e desenvolvimento no Brasil. O Mil Folhas é um marco da nossa história, que consolida uma das nossas principais vocações e que traz novas reflexões para o mercado editorial brasileiro”, avalia.

Segundo ela, a aquisição de uma publicação do Mil Folhas traz benefícios para aqueles que atuam em prol da sustentabilidade, da justiça e da sociedade brasileira em geral.

Desde sua criação, o IEB já lançou mais de 50 publicações, se tornando referência no mercado editorial com títulos voltados para temas da sustentabilidade.


Serviço

Lançamento do livro: “Os Novos Desafios da Política Ambiental Brasileira”

Data: 11 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Rappel Confeitaria - SQN 210 bl. B lj. 73







Comentários