Publicações do Projeto Fronteiras Florestais

IEB divulga os livros do projeto para download.

 

O Projeto Fronteiras Florestais foi encerrado, mas deixou seu trabalho ao longo de quatro anos guardado em seis publicações. Com o apoio de duas associações locais, a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX) e o Instituto Pacto Amazônico (IPA), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) publicou seis livros: Cultivo e manejo de cacaueiros, Produção de hortaliças no Alto Xingu, Beneficiamento de polpa de frutas, Opções sustentáveis - manejo e cultivo de açaí na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas, Promessas de sustentabilidade - sistemas agroflorestais de várzea e de terra firme na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas e Em busca de qualidade - experimentos participativos de cultivo e beneficiamento de cacau em Humaitá, na calha do rio Madeira.


Cultivo e manejo de cacaueiros

Realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Cultivo e manejo de cacaueiros tem como tema central a plantação de cacau com o exemplo da região do Alto Xingu, no Pará. O cultivo do cacau nessa região é feito com o uso de técnicas que controlam as doenças do cacaueiro para proteção do meio ambiente como o sombreamento, realização de poda e drenagem do solo. O livro é um guia com o passo-a-passo para agricultores que querem aprender mais o sobre cultivo do cacau desde a formação das mudas até a comercialização.

 

Produção de hortaliças no Alto Xingu

Realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Produção de Hortaliças no Alto Xingu explica o cultivo das hortaliças, desde o planejamento da horta até o controle das doenças. É um guia com dicas para o cultivo da cebolinha, do coentro, do repolho, entre outros.

 

Beneficiamento de polpa de frutas

Realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Beneficiamento de polpa de frutas mostra o ganho para os agricultores familiares em produzir polpa de fruta para abastecer o próprio mercado da cidade de São Félix do Xingu e de outras regiões próximas. O livro mostra as etapas de produção, a higiene e a qualidade do produto. O livro aborda também os custos de investimento e produção, com os cálculos do que pode ser gasto para montar um negócio.

 

Opções sustentáveis - manejo e cultivo de açaí na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

Realizado pelo Instituto Pacto Amazônico (IPA) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Opções sustentáveis - manejo e cultivo de açaí na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas é um guia para que comunidades possam se organizar para poder produzir o açaí. O livro explica as boas práticas no plantio do açaí e mostra o exemplo da comunidade do Paraizinho e da comunidade do Flexal.

 

Em busca de qualidade - experimentos participativos de cultivo e beneficiamento de cacau em Humaitá, na calha do rio Madeira

Realizado pelo Instituto Pacto Amazônico (IPA) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Em busca de qualidade - experimentos participativos de cultivo e beneficiamento de cacau em Humaitá, na calha do rio Madeira apresenta as boas práticas da implementação, do manejo e da comercialização do cacau. Com o exemplo da comunidade do Pacoval, próxima do município de Humaitá, o livro mostra a experiência da comunidade no cultivo consorciado do cacau e da banana.

 

Promessas de sustentabilidade - sistemas agroflorestais de várzea e de terra firme na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

Realizado pelo Instituto Pacto Amazônico (IPA) em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o livro Promessas de sustentabilidade - sistemas agroflorestais de várzea e de terra firme na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas apresenta os tipos de sistemas agroflorestais como os sistemas silvipastoris e os agrossilviculturais. O livro explica como implantar um sistema agroflorestal e faz uma avaliação das vantagens e desvantagens dos SAFs.

 

 

Em busca de qualidade - experimentos participativos de cultivo e beneficiamento de cacau em Humaitá, na calha do rio Madeira

Com o exemplo da comunidade do Pacoval, próxima do município de Humaitá, o livro mostra a experiência da comunidade no cultivo consorciado do cacau e da banana.

Cultivo e Manejo de Cacaueiros

O livro é um guia com o passo-a-passo para agricultores que querem aprender mais o sobre cultivo do cacau desde a formação das mudas até a comercialização.

Beneficiamento de Polpas de Frutas

O livro mostra as etapas de produção, a higiene e a qualidade do produto. O livro aborda também os custos de investimento e produção, com os cálculos do que pode ser gasto para montar um negócio.

Produção de Hortaliças no Alto Xingu

Guia com dicas para o cultivo da cebolinha, do coentro, do repolho, entre outros.

Promessas de sustentabilidade - sistemas agroflorestais de várzea e de terra firme na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

O livro explica como implantar um sistema agroflorestal e faz uma avaliação das vantagens e desvantagens dos SAFs.

Opções sustentáveis - manejo e cultivo de açaí na calha do rio Madeira, Sul do Amazonas

Explica as boas práticas no plantio do açaí e mostra o exemplo da comunidade do Paraizinho e da comunidade do Flexal.

Contribuição de organizações de base territorial para a governança socioambiental

A proposta desta publicação é promover a reflexão sobre a questão da atuação das organizações de base local para assumir a governança socioambiental de determinado território.

Projeto de Fronteiras Florestais

Esta publicação registra a sistematização da implementação do “Projeto Fronteiras Florestais: Promovendo a inclusão socioambiental das populações em zonas de ocupação da Amazônia brasileira”, por meio da gestão territorial e adoção de práticas de manejo sustentável dos recursos florestais.

Trilhas da Regularização Fundiária para comunidades nas florestas Amazônicas

A publicação é um guia com o passo a passo da regularização fundiária e tem o objetivo de ajudar as comunidades do Amazonas a superar as barreiras burocráticas e, ao mesmo tempo, fortalecer a organização comunitária e o movimento social de luta pelo direito ao ordenamento de seus territórios.

Governança socioambiental na Amazônia: Agricultura familiar e os desafios para a sustentabilidade em São Félix do Xingu – Pará

A obra reúne uma série de dados e análises do segundo maior município paraense, marcado por uma trajetória de impactos socioambientais e lutas por um ambiente mais sustentável na região.






Comentários