Publicações são lançadas em Belém

O evento fez parte da reunião anual do IEB

A capital paraense recebeu entre os dias 10 e 12 de janeiro a equipe do IEB para sua reunião de planejamento. Durante a programação, o instituto aproveitou o segundo dia de evento (11) para divulgar seu trabalho de produção e disseminação de conhecimentos, lançando em solo paraense quatro publicações. “Sociedades, Florestas e Sustentabilidade”, “Fortalecimento Institucional e Criação de Espaço Público: Sistematização da experiência em Barcarena”, “Os Desafios da Educação Profissional para o Manejo Florestal Comunitário e Familiar: Sistematização da Experiência do IFPA – Campus Castanhal/PA” e “Preservar para viver: a experiência da preservação de quelônios no Rio Ituxi em Lábrea (AM)”.

Entre os participantes estavam os organizadores das publicações, como o professor Romier Sousa, do Instituto Federal do Pará (IFPA, campus Castanhal), que destacou a importância do IEB para a divulgação da realidade amazônica. “Em nossa região temos experiências de boas práticas na promoção do manejo, que são construídas a partir dos próprios saberes das populações tradicionais. Mas infelizmente, muitas das vezes, nós não temos o conhecimento dessas práticas. O IEB tem cumprido o importante papel de dar visibilidade a essas práticas, isso é uma missão muito interessante que pouca gente tem feito”, destacou Romier.

Para o promotor do Ministério Público do Estado do Pará, Raimundo Moraes, a lição aprendida com a Sistematização da experiência em Barcarena pode ser usada em outras ações e territórios. “A publicação registra uma experiência muito importante, não somente porque nos deu condições de solucionar um problema, mas também porque é uma experiência que pode ser replicada em outras situações similares”, afirma Moraes.

O IEB sistematiza, organiza, publica e divulga o produto resultante das atividades de seus programas e projetos, e de sua interação com os diversos contextos, atores e dinâmicas socioambientais, econômicas e culturais. 







Comentários