Resultado da seleção das lideranças que participarão do Programa LIDERAR -

Oito pareceristas se reuniram nesta quita-feira, 04 de abril, para selecionar os candidatos.

 

Com o intuito de fortalecer os lideranças dos povos e comunidades tradicionais dos estados do Amazonas e Pará, o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) lançou, em fevereiro de 2013, o edital do Programa Liderar – Desenvolvimento de Lideranças na Amazônia.

O edital, foi direcionado a líderes de associações, sindicatos e cooperativas que atuam nos estados do Amazonas e Pará: municípios de Boca do Acre, Lábrea, Canutama, Humaitá, Apuí, Manicoré e Novo Aripuanã, no Amazonas e, no Pará, os municípios de São Félix do Xingu, Barcarena e área de abrangência da BR-163, municípios de Santarém, Anapu, Juruti, Novo Progresso e Itaituba.

Foram selecionadas 15 lideranças que receberão uma formação continuada em quatro encontros que poderão ocorrer em Manaus, Belém ou Brasília. Cada participante também vai receber bolsa de auxílio mensal de 400 reais durante 10 meses, e orientação pedagógica para a definição do seus projeto de intervenção em suas organizações.

Na Amazônia brasileira, marcada por conflitos sociais, ambientais e territoriais, as organizações locais são agentes de mudanças e promotores de soluções e alternativas às tendências de degradação ambiental e social. Assim, desenvolver lideranças é condição necessária para induzir as transformações positivas no padrão de relação entre a sociedade e a natureza.

“Inicialmente o projeto vai atuar em regiões nas quais o IEB já tem ações de campo consolidadas”, explicou Camila de Castro, coordenadora do Projeto Liderar. Para Ailton Dias dos Santos, diretor técnico do IEB, “é o reconhecimento do trabalho das lideranças, muitas vezes de caráter público, e uma forma de oportunidade de aperfeiçoamento do ponto de vista pessoal e de cidadania”.







Comentários