Seminário debate agroecologia em São Félix do Xingu

Durante o seminário também foi produzido um vídeo que aborda as temáticas discutidas no evento, bem como depoimentos

Nos dias 26 e 27 de Janeiro, em São Félix do Xingu (PA), aconteceu o seminário Perspectivas Agroecológicas para a Agricultura Familiar em São Félix do Xingu: socialização de estudo. O evento reuniu pequenos e médios agricultores, estudantes da casa familiar rural e técnicos ligados a órgãos do governo e organizações não governamentais. O objetivo do encontro foi compartilhar os dados de um levantamento que destacou as práticas agroecológicas em algumas propriedades do município.

O estudo, realizado em setembro, identificou experiências de produção sustentável e o modo como foram desenvolvidas. A partir desses dados é possível avaliar quais práticas podem ser potencializadas nas politicas públicas e entre os agricultores.

Segundo Romier Souza, consultor do IEB que realizou o estudo, um dos destaques do levantamento foi a capacidade dos produtores conseguirem inovar a busca pela diversificação, saindo da dependência da pecuária. “Mesmo com toda essa conjuntura de redução de desmatamento, proibições, nós percebemos que os agricultores começam a pensar em construir sistemas de produção mais estáveis do ponto de vista da sustentabilidade ambiental”, comenta Romier.

Durante o encontro, os cerca de 40 participantes refletiram sobre os dados da pesquisa e fizeram intervenções que apontaram os desafios que limitam a ampliação de modelos de produção menos degradantes ao meio ambiente.


Vídeo

Durante o seminário também foi produzido um vídeo que aborda as temáticas discutidas no evento, bem como depoimentos. clique aqui para assistir.







Comentários