Livros

Livros

Organização Social na Amazônia: uma experiência de associativismo na RDS do Rio Madeira

Organizado pela assistente de campo do IEB Roberta Amaral de Andrade, com o apoio da Apramad ( Associação dos Produtores Agroextrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira), o livro conta a história bem sucedida sobre os caminhos e os desafios que as lideranças comunitárias da região tiveram para conquistar a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira, nos municípios de Novo Aripuanã e Manicoré, no sul do Amazonas.
Livros

Memorial da Luta pela Reserva Extrativista do Médio Purus em Lábrea, AM: Registro da mobilização social, organização comunitária e conquista da cidadania na Amazônia”

Organizada por Josinaldo Aleixo, a publicação é de autoria coletiva e contou com a contribuição da Atamp ( Associação dos Trabalhadores Rurais Agroextrativistas do Médio Purus). O livro relata a história de luta que as comunidades ribeirinhas do Médio Purus, entre as cidades de Pauini e Lábrea, AM enfrentaram para encontrar seu lugar em meio aos inúmeros conflitos da região.
Livros

PAMINE: O Renascer da Floresta

O livro Pamine: o renascer da floresta, que conta em 65 páginas o sonho dos Paiter em devolver à floresta o que dela foi tirado. Elaborado pela assessora indigenista do IEB, Andréia Bavaresco, a obra conta com a revisão e colaboração de Almir Suruí/Metareilá, Chicoepab Surui/Metareilá, Cloude Correia/IEB, Ivaneide Bandeira/Kanindé e Wesley Pacheco/ACT.
Livros

Memorial da Luta pela Reserva Extrativista do Ituxi em Lábrea

O objetivo é mostrar ao leitor o que levou um grupo de lideranças comunitárias do interior da Amazônia a se reunir numa associação, demandar do governo federal a criação de uma reserva extrativista e ir até o presidente da república para defender a sua proposta. Mais do que isso, o texto registra o balanço que o grupo faz da sua trajetória, identificando lições aprendidas para si e para outras instituições com as quais se relaciona. Uma mensagem que podemos decantar desse documento é: muito pouco ou quase nada sabemos sobre organização social na Amazônia e uma maneira de aprender alguma coisa sobre isso é olhando para os desafios, dificuldades, dilemas e motivações de quem está trilhando este caminho por sua própria conta e risco.
Livros

Regularização Fundiária e Manejo Florestal Comunitário na Amazônia

Descreve o protagonismo de comunidades de Gurupá/PA, que, de forma participativa definiram as formas de uso de suas terras em meio a um processo de criação de unidade de conservação. Os relatos apontam que a garantia dos direitos fundiários das populações tradicionais é pré-condição para a adoção e consolidação de boas práticas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais.
Livros

Análise de Acordos entre Empresas e Comunidades

Faz uma análise da implementação de contratos formais e informais, entre empresas e assentados, para a exploração, processamento e comercialização de produtos florestais.
Livros

Projeto Bacias Microbacia do Córrego do Crispim

Esta publicação é o resultado do trabalho até agora desenvolvido pelo Projeto Bacias e também um subsidio importante para a sua continuidade. Ele deverá ajudar nas reuniões, discussões e conversas com a comunidade e suas lideranças para que possamos construir um plano de ação em defesa das águas da microbacia do Crispim. Link para baixar o arquivo: http://www.iieb.org.br/enviados/publicador_pdf/public_ieb_projeto_crispim.pdf
Livros

Manejo Comunitário de Camarão e sua Relação com a Conservação da Floresta no Estuário do Rio Amazonas: sistematização de uma experiência em Gurupá-PA

O livro “Manejo comunitário de camarão e sua relação com a conservação da floresta no estuário do rio Amazonas: sistematização de uma experiência em Gurupá-PA”. Já lançado em Belém e Gurupá, PA, relata uma experiência de pesca de camarão, cujo diferencial é manter na natureza os camarões que não estejam no tamanho ideal para serem comercializados. A inovação tem desdobramentos ambientais, econômicos e sociais. Com esses resultados a publicação objetiva passar a lição de que é necessário valorizar os conhecimentos das populações tradicionais nos planos e projetos de desenvolvimento para Amazônia. A publicação é fruto da parceria entre o IEB, a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (ATAIC), e o Instituto Gurupá.
Livros

Relações entre Empresas, Governos e Comunidades na Amazônia Brasileira - Reflexões e Propostas - Seminário realizado em maio de 2009

O material é baseado em um seminário realizado em maio de 2009, pelo IEB junto a diversos parceiros e contempla os resultados e as propostas das discussões do evento. Por meio de relatos de mais de 15 organizações, o livro aborda os acordos entre os atores sociais que dão nome a obra, tendo como "cenário" os processos de comercialização e certificação, o reconhecimento dos direitos de propriedade de conhecimentos tradicionais e o papel do Estado.
Livros

10 Anos do IEB

o livro IEB 10 anos, escrito pelo jornalista Marco Antônio Gonçalves, que retrata por meio de fatos históricos, a trajetória, as dificuldades e as conquistas da instituição. O livro, que possui uma linguagem clara e objetiva possui 13 capítulos e pode ser dividido em duas etapas: a primeira apresenta uma comparação entre os principais acontecimentos políticos mundiais e o surgimento do IEB, já a segunda etapa retrata o amadurecimento institucional, o reconhecimento e os novos desafios da instituição.

Livros

Do Povo para o Povo

Esta publicação apresenta os resultados de cinco dos quarenta projetos apoiados pelo Programa de Meio Ambiente da USAID no Brasil. O livro mostra como o financiamento a pequenos projetos de meio ambiente podem produzir grandes impactos para a conservação da biodiversidade e estimular o uso dos recursos naturais de forma sustentável. Principalmente no caso dos povos indígenas onde os recursos contribuem para o fortalecimento do movimento indígena no Brasil.

Organizador(a): Nurit Bensusan
Textos: Marco Antônio Gonçalves
Ano de edição: 2007
Edição: 01
Nº de páginas: 72
Dimensões: 18x25
Realização: USAID
Apoio: IEB

Livros

Ferramentas de Diálogo

Este guia tem como objetivo apresentar e discutir ferramentas que tem a finalidade de subsidiar a ação de mediadores e mediadoras que desejem promover um diálogo coletivo, franco e produtivo. Processos participativos de diagnóstico, planejamento e/ou monitoramento necessitam, além de ferramentas adequadas, de uma consistente reflexão sobre sua concepção metodológica, a fim de apoiar a definição de objetivos, a abrangência física e temática, os sujeitos envolvidos, bem como a construção de uma estratégia eficiente de promoção da participação.

ISBN:85-7738-052-10
Autores:Andréa Alice da Cunha Faria e Paulo Sérgio Ferreira Neto
Ano de Edição:2006
Edição:2
Nº de Páginas:76
Realização:IEB
Apoio:MMA

Livros

III Oficina de Manejo Florestal Comunitário da Amazônia Brasileira

A Terceira Oficina de Manejo Florestal Comunitário foi realizada em Rio Branco-AC entre os dias 17 a 21 de junho de 2000. Este evento possibilitou o encontro de sete parcerias de trabalho envolvidas com o tema e que são consideradas neste momento, as experiências mais adiantadas de manejo comunitário na Amazônia. Os representantes das comunidades e técnicos envolvidos diretamente nas atividades de manejo comunitário, além de pesquisadores, representantes de diversas instituições de governo, empresários do setor madeireiro, instituições financeiras e ONG´s puderam trocar experiências e principalmente tentar avançar no processo de discussão dos temas mais emergentes que envolvem o assunto.

Autor: Domingos Macedo
Ano de edição: 2001
Números de páginas:49

Livros

Manejo Florestal Comunitário na Amazônia Brasileira: Situação Atual, Desafios e Perspectiva

Esta publicação, de autoria de Paulo Amaral e Manuel Amaral Neto, apresenta, de forma sistematizada, experiências de manejo florestal comunitário na Amazônia brasileira. Aprofunda as discussões que já vêm ocorrendo sobre o tema desde 1998, discorrendo sobre a dinâmica do setor madeireiro na Amazônia, iniciativas e desafios ao manejo florestal comunitário na região, perspectivas da exploração florestal pelas comunidades e diversos outros pontos.

Autor: Paulo Amaral e Manuel Amaral Neto
Ano de edição: 2000
Número de páginas: 59
Realização: IEB e Imazon. Apoio:GTZ.

Versão espanhol, clique aqui

Livros

Manejo Florestal Comunitário: processos e aprendizagens na Amazônia brasileira e na América Latina

Nesta publicação, são discutidos alguns dos fatores que têm influenciado o processo do Manejo Florestal Comunitário - MFC na Amazônia brasileira fazendo um paralelo entre as experiências vivenciadas em outros países da América Latina, onde se tem experimentado importantes avanços, na tentativa de buscar aprendizados mútuos. As análises são efetuadas a partir do acompanhamento das iniciativas existentes na Amazônia, bem como nas discussões realizadas em fóruns sobre o tema, conduzidos pelo Instituto Internacional do Brasil - IEB desde 1998.

ISBN: 85-88314-22-3
Autor:Paulo Amaral e Manuel Amaral Neto
Ano de edição:2005
Edição:1
Nº de páginas:84
Dimensões:15X22cm
Realização:IEB e Imazon
Apoio: Embaixada do Reino dos Países Baixos, USAID e GTZ

Livros

O Manejo da Paisagem e a Paisagem do Manejo

O livro apresenta, por meio das experiências desenvolvidas no âmbito do Consórcio um panorama geral do manejo florestal no Brasil e do contexto que o circunda, principalmente na Amazônia. O Consórcio Alfa, apoiado pela USAID reuniu o IEB, IFT, Imaflora, Imazon, IPÊ, Pesacre e Universidade da Flórida (UF) durante quatro anos em um trabalho conjunto e complementar.

ISBN: 978-85-60443-02-4
Organizadores: Nurit Bensusan e Gordon Armstrong
Ano de edição:2008
Edição:1
Nº de páginas:307
Dimensões:15X22 cm
Realização: Consórcio Alfa
Apoio: USAID

Livros

Produção Familiar Rural: tendências e oportunidades da atividade madeireira no Acre e Pará

Esta publicação aborda os mercados para produtos florestais oriundos de comunidades rurais a partir de diferentes contextos e complexas relações comerciais existentes com base em dois estudos de casos. A leitura oferece tendências, descreve políticas e apresenta oportunidades de mercado para comunidades rurais. Com isso, esperamos que possa contribuir aos diversos atores (técnicos, moradores de comunidades rurais, órgãos do governo, ONG's e agências financiadoras) envolvidos no processo de MFC em curso na Amazônia brasileira.

ISBN: 85-88314-20-7
Autor: Romier Sousa, Denyse Gomes
Ano de edição: 2005
Edição:1
Nº de páginas: 104
Dimensões:15X21cm
Realização:IEB
Apoio: GTNA e Forest Trends

Livros

Regularização Fundiária e Manejo Florestal Comunitário - sistematização de uma experiência inovadora em Gurupá-PA

A publicação aborda a experiência de regularização fundiária e de manejo florestal comunitário do município de Gurupá (PA). A experiência mostra que a garantia dos direitos fundiários das populações locais é pré-condição para a adoção e consolidação de boas práticas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais. A publicação está dividida em três partes. A primeira apresenta uma descrição e a contextualização histórica da experiência, antecedentes e fatos mais marcantes. A segunda parte registra uma análise da experiência com ênfase nos processos de regularização fundiária e manejo florestal comunitário. A última parte é dedicada ao registro de resultados, lições aprendidas e perspectiva de ampliação e replicação da experiência em outras regiões da Amazônia.

ISBN : 85-60443-00-2
Organizadores: Ailton Dias, Manuel Amaral, Lidiane Melo e Katiuscia Fernandes
Ano de edição: 2006
Edição: 01
Nº de páginas: 70
Dimensões: 20x27
Realização: Faze Amazônia, STR Gurupá, IEB
Apoio: União Euripéia

Livros

VI Oficina de Manejo Florestal Comunitário da Amazônia Brasileira

Esta publicação trata-se do resultado da VI Oficina de MFC da Amazônia Brasileira. As oficinas de MFC têm-se constituído em fórum privilegiado de reflexões e decisões sobre o tema.Isso se reflete nas conquistas recentes de linha de crédito para MFC e nas adequações na legislação florestal, que ilustram os avanços e as perspectivas favoráveis para o fortalecimento da atividade, a partir do apoio de diversas instituições. A realização da VI Oficina materializa essa nova fase na busca de consolidar o processo de manejo florestal comunitário na nossa Amazônia.

Autor: Manuel Amaral Neto
Ano de edição: 2002
Edição:1
Números de páginas: 24
Dimensões:15X21cm
Realização:Imaflora, IEB, IPAM, Amigos da Terra, GT-MFC e Imazon
Apoio: WWF, Usaid e ProManejo

Livros

A pavimentação da BR-163 e os desafios à sustentabilidade: uma análise econômica, social e ambiental

Essa publicação representa uma importante instância da participação da Sociedade Civil brasileira organizada num processo de decisão pública de grandes implicações. A pavimentação da BR-163, uma rodovia partindo de Cuiabá no planalto central e adentrando a região amazônica até Santarém, causará impactos extensos nas economias das duas regiões bem como nos ecossistemas naturais ao longo da rota.

ISBN:85-99451-01-4
Autor:Ane Alencar, Laurent Micol, John Reid, Marcos Amend, Marília Oliveira, Vivian Zeidemann, Wilson Cabral de Souza Júnior
Ano de edição:2005
Edição:1
Número de Páginas:20
Dimenssões:21X29,5cm
Realização:CSF
Apoio:IEB, Conservação Internacional, Gordon and Betty Moore Foundation, Richard & Rhoda Goldman Fund

Livros

Certificação Florestal e Movimentos Sociais na Amazônia

Relatório do seminário realizado em Belém no período de 20 a 22 de janeiro de 2002.

ISBN:85-88314-10-X
Autor: Marcelo Sampaio Carneiro, Manuel Almeida Amaral Neto, Irene Margaret Höhn
Ano de edição: 2002
Edição:1
Nº de páginas: 56
Realização:GTNA, Fase Nacional, Imazon
Apoio: BROT, CESE, FASE SAAP

Livros

Como Participar em uma Rodada de Negócios: sugestões para as comunidades e associações

Esta Cartilha que foi apoiada pelo IEB é resultado do trabalho conjunto do Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (Pesacre) e Universidade da Flórida. Apresentada pelos personagens Simone e Francisco a publicação inclui informações básicas sobre o que é uma rodada de negócio, como preparar para uma rodada de negócio, o que vai encontrar em uma rodada de negócio, e como encerrar o seu encontro em uma rodada de negócio. A cartilha pode ser utilizada das mais diversas formas pelas comunidades. Seja seguindo todos os seus passos em leituras coletivas durante a preparação para a participação em feiras, rodadas de negócios, e negociações ou através de estudo prévio para tirar dúvidas sobre como participar em tais eventos.

Autores:Richard Wallace e Maria da Silva
Ano de edição: 2005
Edição:1 Nº de páginas: 22
Dimensões:21X28,5cm
Realização:Grupo pesacre e Universidade da Flórida
Apoio: ALFA, USAID, IEB

Livros

Construção do Conhecimento Agroecológico: novos papéis, novas identidades

Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia

Realização: Articulação Nacional de Agroecologia
Organização: Paulo Petersen e Ailton Dias
Páginas: 287

Livros

Custos e Benefícios do Complexo Hidrelétrico Belo Monte: uma abordagem econômico-ambiental

Dentre os principais afluentes da margem direita do rio Amazonas está a sub-bacia do Rio Xingu, abrangendo uma área de 509.000 km². Próximo a Altamira, o rio Xingu sofre uma acentuada sinuosidade, onde existem pontos favoráveis à implantação de hidrelétricas devido a existência de quedas naturais. Em um desses planeja-se a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, projeto que gera polêmica desde os anos 80. Este documento analisa os custos e benefícios da mais recente configuração do projeto Belo Monte.

Autor:Wilson Júnior, John Reid
Ano de edição:2006.
Edição:4
Números de páginas: 90
Dimensões:19X25cm
Realização:CSF Apoio: IEB, Fundação Moore, Conservção Internacional

Livros

Fique Legal: Seus Negócios e Tributos - Vol.1

A série Fique Legal é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB e tem o objetivo de esclarecer às comunidades e aos pequenos produtores todos os processos e tributos a serem pagos na hora de iniciar um negócio. Com uma linguagem simples e acessível, a cartilha Fique Legal volume I: Seus Negócios e os Tributos tem o objetivo de informar sobre as cargas tributárias a serem pagas antes de se iniciar um negócio. Pouco-a-pouco a obra vai ilustrando e esclarecendo que toda atividade econômica, como por exemplo, a produção e comercialização de polpa de frutas, castanha, artesanato ou madeira deve pagar tributos federais, estaduais e municipais. Além disso, nela o leitor encontrará orientações valiosas para se organizar ao realizar atividades comerciais e se informar de como os principais tributos podem afetar a vida e os negócios de quem não planeja adequadamente uma atividade econômica.

ISBN: 85-901337-4-5
Autor: Carmen Figueiredo
Ano de edição: 2005
Edição: 1
Nº de páginas: 37
Dimensão: 21X28cm
Realização: IEB
Apoio: Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil

Livros

Fique Legal: Incentivos Fiscais e Produção Sustentável - Vol.2

A série Fique Legal é uma iniciativa do Instituto Internacional de Educação do Brasil – IEB e tem o objetivo de esclarecer às comunidades e aos pequenos produtores todos os processos e tributos a serem pagos na hora de iniciar um negócio. O volume Fique Legal 2: Incentivos Fiscais e a Produção Sustentável informa sobre as legislações tributárias específicas que podem contribuir para minimizar a carga que incide sobre uma atividade econômica com o objetivo de incentivar o desenvolvimento. Essa é uma oportunidade para que um grupo ou uma associação possa usar parte dos recursos financeiros que seriam destinados ao pagamento de tributos para aplicar no melhoramento de seu próprio negócio. Além disso nesse volume são apresentadas algumas possibilidades de incentivos fiscais que estão disponíveis nos Estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.

ISBN: 85-901337-5-3
Autor: Carmen Figueiredo
Ano de edição: 2005
Edição: 1
Nº de páginas: 39
Dimensão: 21X28cm
Realização: IEB
Apoio: Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil

Livros

Caderno de Política Ambiental - Vol. 1

O Brasil, com sua dimensão continental, muda de cenário e de clima cada vez que se atravessa uma fronteira. Mas encontrar numa só microrregião, desertos escaldantes, dunas tórridas, nascentes de água fresca, enormes cachoeiras ou fontes de água quente, tudo isso entre matas, campos e cerrados, é encantador! É essa a imagem do JALAPÃO.

O objetivo geral desse estudo foi coletar dados e informações, em base realista, sobre a viabilidade econômica do Projeto Doador do Governo Federal, o qual prevê a transposição de águas da bacia do Tocantins para a bacia do São Francisco, considerando as possibilidades previstas na descrição oficial daquele projeto, bem como os desdobramentos sócio-econômico-ambientais não contemplados na análise de Governo.

Autor: Fani Mamede, Paulo Quirino Garcia e Wilson Cabral de Sousa Júnior
Ano de edição: 2002
Edição: 1
Número de páginas: 64
Dimensão: 21X29,5cm
Realização: Ibama e UnB
Apoio: CSF, CI e IEB