curso » Ferramentas econômicas para a conservação (publicado em 29/01/2010)
“O curso Ferramentas Econômicas para Conservação mostrou-me uma nova forma de encarar a problemática ambiental, principalmente no que se refere ao diálogo com os diversos setores da sociedade envolvidos diretamente com o uso, seja ele sustentável ou não, dos recursos ambientais. A utilização de ferramentas econômicas incorpora ao discurso ambiental maior capacidade de argumentação, pois os agentes sociais que hoje são os grandes “vilões” dentro da concepção conservacionista, seguem uma lógica de mercado, e para nós, que temos uma visão ligada ao desenvolvimento sustentável, torna-se importante a compreensão dessa outra forma de pensar o valor dos recursos.
Sem esse entendimento, é impossível a transformação do modelo existente, pois dificilmente haverá uma abertura de dialogo que não seja através da valoração econômica. Por tudo isso, acho que este curso do IEB/CSF é de importância fundamental, pois todas as questões abordadas estão no cerne do modelo de desenvolvimento que temos que buscar para o nosso país, ou indo mais além, para o planeta como um todo. Depois desse curso, acho que sou mais capaz de plantar sementes que tragam frutos duradouros”.
A partir do ano 2000, o Instituto iniciou um trabalho voltado à organização e publicação de títulos de relevância para a área socioambiental, que dificilmente encontrariam outros canais para a sua publicação e difusão.
saiba mais »